SAIPEM ANUNCIA REESTRUTURAÇÃO E CORTES DE INVESTIMENTO NO BRASIL
O momento é de reestruturação para muitas empresas do setor de óleo e gás. Após registrar um prejuízo total de € 920 milhões no primeiro semestre deste ano, a Saipem anunciou cortes de investimento em suas atividades no Brasil e outros países em um plano para cortar € 1,3 bilhão em custos. O objetivo da empresa é ajustar suas contas no atual cenário de baixo preço do barril de petróleo, reduzindo gastos e adaptando investimentos. Com o novo plano, a companhia italiana já anunciou também a demissão de 8,8 mil funcionários.
A empresa, que tem entre seus clientes a Petrobrás, foi uma das citadas pelo Ministério Público Federal em meio à Operação Lava-Jato. A companhia atua em contratos para instalação de dutos submarinos e operação do FPSO Cidade de Vitória, afretado pela estatal. Atualmente, a empresa está finalizando um contrato com a petroleira para instalar o trecho profundo do Rota 2, acordo que se encontra sob investigação da Polícia Federal devido a suspeitas de desvio.
De acordo com o CEO da Saipem, Stefano Cao (foto), o momento é de repensar a estratégia de investimentos no país. A companhia, segundo ele, deve centralizar seus esforços em águas profundas, com o fornecimento de equipamentos submarinos e linhas de escoamento.
Deixe seu comentário