SANDECH DESENVOLVE SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE SOBRESSALENTES E MIRA EXPANSÃO PARA MERCADO DE RENOVÁVEIS
Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) –
Soluções para reduzir custos, tempos de paradas para manutenção e aumento de eficiência são os maiores desejos dentro da indústria de óleo e gás. Frente ao cenário de crise, os três fatores se colocam como metas a serem alcançadas dentro das mais variadas empresas do segmento. A Sandech vem se dedicando a facilitar esses processos, através de um novo software para manutenção, especializado no gerenciamento de sobressalentes. Segundo o Coordenador de Projetos da empresa, Marcus Mezaroba, a gestão de sobressalentes muitas vezes se dá através de subcontratadas ou com pessoal próprio das empresas, sem um compromisso formal com a produtividade, mas a nova ferramenta permite uma padronização dos materiais no ERP, facilitando os procedimentos de compra desses materiais, evitando atrasos nas entregas, reduzindo o tempo necessário para manutenção. A ferramenta se encaixa não só no setor de óleo e gás, como ressalta Mezaroba: “Basicamente todos os setores de produção podem ser beneficiados com uma política de manutenção ajustada às suas reais necessidades, seja considerando os fatores técnicos de manutenção e operação, seja avaliando a condição econômica da empresa e sua política de gerenciamento de custos e de estoques”. Outros mercados, além do setor de petróleo, estão na mira da Sandech, de acordo com o diretor Antônio Marques. O executivo afirmou que a empresa já está desenvolvendo um projeto de uma usina termelétrica a gás e se prepara para novas possibilidades, dessa vez no setor de energias renováveis. “É um setor que vem tendo franca expansão no país e estamos atentos para essas movimentações, enxergando possibilidades interessantes para a Sandech”, afirma.
O que é o novo produto desenvolvido pela Sandech?
Marcus Mezaroba – O SSM (Sandech Spare Management) é um software desenvolvido pela Sandech que atua de acordo com a estratégia de manutenção de nossos clientes, procurando otimizar a disponibilidade dos equipamentos presentes em todos os ativos de produção das empresas onde atuamos através da atualização de informações referentes aos sobressalentes no ERP do próprio cliente. É importante salientar que o nosso software “conversa” com os ERPs mais utilizados do mercado de forma fluida, o que agiliza muito o processo de cadastramento de materiais. A partir do contato com as equipes de manutenção e com os fornecedores, construímos um banco de materiais sobressalentes para cada equipamento instalado nas plantas de nossos clientes, atendendo às necessidades das equipes de campo e ao histórico de falhas conhecido pela operação e pelo desenvolvedor da tecnologia. Com base nos sobressalentes definidos para cada equipamento, são cadastrados no sistema ERP do cliente materiais e fornecedores, de forma única e padronizada, que atendam às especificações técnicas mínimas para futuros processos de compra e manutenção, incluindo atualização para novas tecnologias disponíveis e nacionalização de fornecedores. Está sendo desenvolvida pela Sandech uma metodologia de dimensionamento de estoque e cálculo dos pontos de reabastecimento para os materiais sobressalentes, levando-se em conta o consumo histórico disponibilizado pelo cliente e a base instalada nas suas unidades de produção. Com esse cadastro padronizado e de acordo com as tecnologias disponíveis no mercado, os procedimentos de manutenção, sejam eles preventivos ou emergenciais, poderão ser realizados de forma mais rápida devido à disponibilidade dos materiais aplicáveis a cada equipamento de forma otimizada e os processos de compra se tornam mais rápidos e com menor volume de esclarecimentos técnicos.
Quais os benefícios em números obtidos pelas contratantes com o projeto?
Marcus Mezaroba – Dentre os diversos benefícios que nossos clientes têm nos relatado, podemos listar: Aumento do volume de informações disponíveis no ERP do cliente, incluindo informações sobre o equipamentos, material e documentação de referência; Aumento da disponibilidade de equipamentos de produção, reduzindo o tempo médio para reparo e aumentando a produtividade das plantas; Redução do tempo gasto no processo de compra, devido à padronização do banco de materiais conforme as especificações de compra dos fornecedores; Redução do custo e volume de compras emergenciais; Redução de perdas com materiais degradados em estoque devido a longos períodos de armazenamento; Redução de perdas por compra de materiais não adequados aos equipamentos; Redução de consultas técnicas dos fornecedores por informações desatualizadas ou incorretas nos pedidos de compra. Além dos benefícios ao Cliente final, o SSM oferece uma interface amigável ao usuário quando comparado com os sistemas ERP de mercado. Essa interatividade com o usuário auxilia na organização e coerência no cadastro das informações de equipamentos e materiais, além do acompanhamento do andamento das atividades, controle de solicitações e indicação de pendências.
Como a Sandech tem visto a situação da gestão de sobressalentes nos clientes onde atua?
Marcus Mezaroba – A forma de atuação da Sandech traz uma quebra de paradigma com relação às tradicionais prestadoras de serviço do mercado e até mesmo à forma como a maioria dos clientes encarava o gerenciamento de sobressalentes. A proposta da Sandech é abordar a medição de avanço e o pagamento dos serviços prestados conforme o rendimento comprovado, seguindo critérios de medição bem estabelecidos e registrados contratualmente. Muitos dos nossos clientes faziam a gestão de sobressalentes através de subcontratadas ou com pessoal próprio, sem um compromisso formal com a produtividade; o que propomos é uma solução onde o cliente deixa a gestão dos sobressalentes sob a responsabilidade da Sandech e paga somente pelo avanço físico que pode verificar dentro do seu próprio ERP. Em momentos em que o mercado de óleo e gás busca reduzir seus custos, o projeto mostra resultados expressivos e com avanços concretos. Observamos que, na maioria das empresas, os processos de compra eram iniciados em períodos muito próximos à necessidade dos materiais para manutenção e, devido a processos de avaliação de propostas demorados e atrasos nas entregas, aumentavam o tempo necessário para manutenção e volta à operação dos equipamentos. A falta de padronização dos materiais no ERP causava também a compra de materiais que não eram adequados às necessidades do equipamento, seja por cadastro incorreto ou por falta de informações suficientes para a compra.
Que setores da indústria podem se beneficiar com esse tipo de projeto?
Marcus Mezaroba – Basicamente todos os setores de produção podem ser beneficiados com uma política de manutenção ajustada às suas reais necessidades, seja considerando os fatores técnicos de manutenção e operação, seja avaliando a condição econômica da empresa e sua política de gerenciamento de custos e de estoques. Devido à competitividade crescente no setor industrial e ao momento delicado que vive o país, as empresas devem trabalhar cada vez mais com altos níveis de confiabilidade e disponibilidade nos seus processos, com custos aceitáveis e bem gerenciados. No cenário de gerenciamento de materiais sobressalentes, a maioria das empresas são impactadas negativamente nesses aspectos pela falta de políticas e metodologias adequadas na gestão de materiais para manutenção dos equipamentos envolvidos em seus processos industriais. De modo geral, a gestão de materiais sobressalentes na indústria apresenta uma performance insatisfatória por inúmeras causas, como a análise generalizada de todas as peças sobressalentes com o mesmo grau de importância, o uso de tecnologias desatualizadas e a utilização de ferramentas não apropriadas no gerenciamento dos processos de manutenção. Garantir a precisão nos registros de cada item, cujos estoques são geralmente caracterizados por uma grande diversidade quantitativa, qualitativa e geográfica, torna-se uma questão fundamental para a gestão estratégica da empresa. Com estoques otimizados e adequados às suas necessidades, aumentando a disponibilidade dos processos industriais, a manutenção deixa de ser uma fonte de custos e entra como um fator de alavancagem na capacidade de produção e geração de renda para a empresa.
Em quais projetos a Sandech está envolvida neste momento?
Antonio Marques – Temos muitos projetos em plantas de armazenamento de combustíveis, hidrocarbonetos, além de outros com topsides para FPSOS, alguns com outros tipos de embarcações. Temos buscado diversificar bastante nossas atividades para conseguir novos projetos. Um projetos muito interessante que estamos trabalho é de uma termelétrica a gás, mas este é um contrato que ainda devemos manter sigilo. É um projeto completo que estamos desenvolvendo e já mostra para nós que esse é um mercado interessante, que deve ser melhor explorado pela Sandech. Nossa parte está sendo feita, com toda uma estrutura já desenvolvida para esse nicho. Trouxemos pessoas experientes, adquirimos um software específico para esse tipo de planta e vamos aproveitar nossa grande capacidade para absorver novos projetos nessa área.
A diversificação para o setor de geração é uma realidade para a Sandech?
Antonio Marques – Sim. Já temos conversas com alguns possíveis parceiros, algo ainda em uma fase muito inicial, mas queremos construir uma participação no mercado de energias renováveis. É um setor que vem tendo franca expansão no país e estamos atentos para essas movimentações, enxergando possibilidades interessantes para a Sandech.
Como a Sandech avalia o atual momento do setor de óleo e gás nacional?
Antonio Marques – Está sendo um momento complicado, como para todas as empresas de diversas indústrias, mas nosso foco é manter nosso ritmo de crescimento. Até o momento estamos sendo bem sucedidos nessa função, mesmo que em um ritmo menor que anteriormente, mas a diversificação, saindo um pouco do setor de óleo e gás para outras áreas, outras indústrias, é um processo que traz bons ventos. Estamos positivos, olhando para o futuro com bons olhos, trabalhando para que continuemos fortes e, principalmente, estejamos bem posicionados e bem preparados para quando o mercado retomar o ritmo de negócios desejado.
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