SBM OFFSHORE SERÁ CONTRATADA DE FORMA DIRETA PARA CONSTRUIR O SEXTO FPSO DE BÚZIOS

sbmnovoEm uma manhã com a Petrobrás movimentando o setor de óleo e gás, um novo anúncio para mexer com o mercado: a estatal revelou que iniciou negociações para contratação direta da SBM Offshore para construção do FPSO Almirante Tamandaré, a sexta unidade do tipo do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A estatal brasileira justificou a ausência de concorrência mencionando que a opção de contratação direta está prevista na lei 13.303/16 (Lei das Estatais).

A Petrobrás monitora constantemente o mercado mundial de FPSOs e identificou que, neste momento, apenas a SBM tem capacidade de atender aos requisitos técnicos, operacionais e de disponibilidade da companhia”, explicou a petroleira, em nota. O FPSO Almirante Tamandaré será a maior unidade de produção de petróleo a operar do país, com capacidade de processamento diário de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás. A embarcação deve começar a produzir no campo de Búzios no segundo semestre de 2024.

Além deste, os outros dois FPSOs previstos para a Búzios – P-78 e P-79 – serão contratados por licitação, na modalidade EPC (sigla em inglês para a contratação de engenharia, suprimento e construção). As concorrências já estão na praça, com participação de empresas que conseguiram passar por pré-qualificação pública realizada pela Petrobrás. As duas unidades terão capacidade para processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m3 de gás, cada uma, com previsão de primeiro óleo para 2025.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ednaldo Leite Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ednaldo Leite
Visitante
Ednaldo Leite

Em que local serão construídos esse 3 FPSO ??

trackback

[…] no ativo. A sexta unidade do campo, que será batizada de FPSO Almirante Tamandaré, está sendo negociada de forma direta com a holandesa SBM Offshore. Há ainda outras duas embarcações que serão contratadas na modalidade EPC (P-78 e […]