SBM OFFSHORE ASSINA CONTRATO COM A PETROBRÁS PARA A CONSTRUÇÃO DO FPSO ALMIRANTE TAMANDARÉ

sbmA SBM Offshore ganha território no concorrido mercado brasileiro de FPSOs. A companhia holandesa anunciou hoje (27) que assinou os contratos com a Petrobrás para a construção, afretamento e operação do FPSO Almirante Tamandaré, a sexta unidade de produção do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Como já havíamos noticiado, a Petrobrás e a SBM já estavam em negociações para esse projeto desde setembro do ano passado, quando as companhias iniciaram as conversas para o desenvolvimento do navio-plataforma.

Em fevereiro, as empresas assinaram uma carta de intenções para construção, afretamento e prestação de serviços do FPSO, que deve começar a operar na segunda metade de 2024. A unidade terá capacidade de processamento de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O contrato de afretamento e serviços envolvendo a unidade terá duração de 26 anos e 3 meses.

O projeto prevê a interligação de 15 poços ao FPSO: serão seis produtores de óleo, outros seis injetores de água e gás, um injetor de gás e mais dois poços conversíveis. Eles serão ligados ao navio-plataforma através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção e dutos flexíveis de serviços.

Além do FPSO Almirante Tamandaré, a SBM também é a responsável pelas obras do FPSO Sepetiba, que será instalado no campo de Mero. A planta terá capacidade para processar até 180 mil barris/dia e 12 milhões de m³/dia de gás e o início de produção está agendado para o ano que vem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of