SBM OFFSHORE RECEBE O CASCO DO FPSO PROSPERITY, QUE IRÁ PRODUZIR NA GUIANA
O estaleiro chinês Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS) entregou nesta semana o casco do FPSO Liza Prosperity para a holandesa SBM Offshore. A unidade será implantada bloco Stabroek, que é operado pela ExxonMobil, na costa da Guiana.
A construção do casco começou em janeiro do ano passado. O FPSO Prosperity terá capacidade para produzir 220.000 barris de petróleo por dia e poderá ainda tratar 11,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, além de possuir capacidade de injeção de água de 250 mil barris por dia.
O navio-plataforma será o terceiro a operar na Guiana. Atualmente, já existe uma unidade do tipo produzindo no país – o FPSO Liza Destiny, que iniciou a produção em dezembro de 2019. O segundo FPSO, Liza Unity, deve atingir seu primeiro óleo em 2022 e está atualmente em Cingapura passando por atividades de integração. Todas essas embarcações são da SBM Offshore.
O FPSO Prosperity foi construído dentro do programa chamado de Fast4Ward, que sistematiza o processo de construção da embarcação, reduzindo assim os custos e acelerando o tempo de entrega ao mercado. A SBM também está usando o programa Fast4Ward para construir o FPSO Sepetiba, segunda plataforma que será instalada no campo de Mero 2, na Bacia de Santos.
Deixe seu comentário