SBM VAI CONSTRUIR SEU MAIOR FPSO PARA A EXXONMOBIL EXPLORAR PETRÓLEO NO PROJETO YELLOWTAIL, NA GUIANA
A SBM vai construir o maior FPSO de sua história, depois do acordo assinado com a ExxonMobil para ser implantado no projeto Yellowtail na Guiana, logo após a Exxon receber aprovações governamentais e regulatórias. O Yellowtail será o quarto e maior projeto da empresa no Stabroek Block. Espera-se que produza aproximadamente 250 mil barris de petróleo por dia a partir de 2025. A produção do navio FPSO – que se chamará One Guyana – desenvolverá um recurso estimado em mais de 900 milhões de barris de petróleo. O projeto de US$ 10 bilhões incluirá seis centros de perfuração com até 67 poços de desenvolvimento.
A SBM Offshore disse hoje (5) que a afiliada da Exxon, a Esso Exploration and Production Guyana Limited, confirmou a adjudicação de contratos para o projeto de desenvolvimento Yellowtail localizado no Stabroek Block na Guiana. Sob esses contratos, a SBM Offshore construirá, instalará, arrendará e operará o One Guyana FPSO por um período de até dois anos, após o qual a propriedade e a operação do FPSO serão transferidas para a afiliada da Exxon. O projeto segue a conclusão dos estudos de engenharia e design de front-end, o recebimento das aprovações governamentais necessárias e a decisão final de investimento no projeto pela ExxonMobil e co-empreendedores do bloco.
O projeto One Guyana FPSO é baseado no programa Fast4Ward da SBM Offshore, que incorpora o novo casco flutuante multifuncional da empresa combinado com vários módulos de topside padronizados. O FPSO será projetado para produzir 250.000 barris de petróleo por dia, terá uma capacidade de tratamento de gás associado de 450 milhões de pés cúbicos por dia e uma capacidade de injeção de água de 300.000 barris por dia.
O FPSO será espalhado ancorado em lâmina d’água de cerca de 5.900 pés e poderá armazenar cerca de 2 milhões de barris de petróleo bruto. A SBM Offshore acrescentou que continuará seu trabalho com empresas da Guiana e continuará recrutando e empregando engenheiros da Guiana na equipe do projeto One Guyana. A fase turnkey do projeto é executada por uma empresa de propósito específico estabelecida pela SBM Offshore e McDermott. A SBM Offshore detém 70% e McDermott detém 30% de participação acionária nesta empresa. O FPSO será de propriedade integral da SBM Offshore.
A exploração offshore em andamento da ExxonMobil na Guiana até agora descobriu um recurso recuperável de mais de 10 bilhões de barris equivalentes de petróleo. A empresa prevê até 10 projetos no Stabroek Block para desenvolver este recurso. Atualmente, a empresa está explorando óleo por meio do FPSO Liza Unity, que produziu o primeiro óleo em 11 de fevereiro de 2022, e do FPSO Liza Destiny, que iniciou a produção em dezembro de 2019.
Deixe seu comentário