SBPR E A CNEN ASSINAM ACORDO PARA MELHORAR QUALIDADE DO NÍVEL DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL

grrgrA Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) assinaram  um acordo de cooperação técnica que tem como premissa um reconhecimento mútuo da capacidade técnico-científica das duas instituições. Os objetivos são a promoção conjunta de requisitos regulatórios de proteção radiológica e guias referentes a estes conteúdos. A participação da SBPR será no desenvolvimento de instrumentos regulatórios da CNEN na área de proteção radiológica e a cooperação no desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos científicos, técnicos e administrativos.

A assinatura do acordo estava marcada há algum tempo, mas em função das restrições da Pandemia foi feita virtualmente  com  a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos adotada pelo Governo Federal. Há mais de um ano, a CNEN utiliza esse sistema,  que tem permitido quase eliminar o uso de papel para os trâmites administrativos da instituição. Assinaram o acordo o  presidente da SBPR, Marcos Antônio do Amaral (foto à direita) e  o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi.

Marcos Amaral destaca que a missão da SBPR vai ao encontro dos objetivos da CNEN no que diz respeito a fortalecer a proteção radiológica no Brasil. Ele swswssdisse que  “a expectativa é a mais favorável possível, principalmente sobre a possibilidade de realização conjunta de seminários, cursos, palestras, treinamentos, congressos e outras formas de capacitação profissional.”

De acordo com ele, um dos focos da SBPR é transferir conhecimento em sua área de atuação, buscando o aperfeiçoamento contínuo de seus associados dentro das melhores e mais atualizadas técnicas. Amaral acredita que as ações da SBPR vão ter um avanço,  podendo contar com o conhecimento da CNEN nesta área.

O titular da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Gutterres (foto principal), destacou que a SBPR é um ator central no sistema de proteção radiológica brasileiro. Com o acordo, “aumentam consideravelmente as possibilidades de sinergia entre o órgão regulador (CNEN) e a instituição (SBPR) que reúne profissionais que atuam em instalações reguladas.” Gutterres acredita que haverá um incremento significativo em atividades conjuntas que promovam uma discussão sobre requisitos de proteção radiológica, a difusão de boas práticas e o debate sobre aplicação de princípios relevantes nesta área: “Ouvir a experiência de campo, de especialistas que atuam em suas práticas cotidianas, colabora de forma relevante para o aprimoramento dos textos normativos”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of