SEBRAE DISCUTE RESULTADOS DE PROGRAMA SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SEMINÁRIO NO RIO

EficienciaA gestora do Programa de Energia e Eficiência Energética (P3E) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro, Doris Ziegler, fará uma apresentação no 4º Seminário Nacional de energias renováveis e Eficiência Energética sobre as soluções e resultados que o programa obteve para redução de consumo de energia em empresas, inclusive com a utilização de energias renováveis como fotovoltaica e eólica.

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), das 9h às 18h. O seminário ocorrerá em paralelo à primeira EXPO – Energias Renováveis, sob o tema “Desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos”.

Segundo o Sebrae, após mais de 30 anos de trabalho sobre a temática de eficiência energética, possível afirmar que o potencial médio de economia de energia das empresas de micro e pequeno porte é de 30%  e as ações de eficiência energética podem trazer outros ganhos indiretos e significativos, como gerenciais, tecnológicos, sociais, operacionais e ambientais.

O programa desenvolvido pelo Sebrae consiste em produtos diversos que atuam desde a sensibilização até consultorias técnicas especializadas dentro da empresa, que são os chamados Diagnósticos Energéticos. Estes contam com um subsídio financeiro do programa Sebraetec, que arca com 80% do valor desta consultoria, ou seja, o empresário arca somente com 20% do custo desta consultoria.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of