PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA OTC 2015 CONTARÁ COM VOLTA DISCRETA DA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA OTC 2015 CONTARÁ COM VOLTA DISCRETA DA PETROBRÁS

OTC - 2015 A edição de 2015 da Offshore Technology Conference (OTC) acontecerá no mês de maio, em Houston, Estados Unidos. A menos de um mês da conferência, que acontece anualmente desde 1969, instituições e empresas brasileiras já se movimentam para organizar suas visitas à OTC. A feira vem em um momento de instabilidade da indústria no cenário internacional e de queda do preço dos barris de petróleo, além de uma grande incerteza para a economia interna do Brasil, impulsionada pela deflagração da Operação Lava-Jato.

O Pavilhão Brasil, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), já conta com 44 instituições e empresas confirmadas para a edição deste ano, incluindo a volta da Petrobrás, que desta vez se mostrará discreta, participando no mesmo espaço do IBP. Há dois anos a estatal brasileira deixou de expor suas atividades em seu próprio estande, além de abrir mão de organizar importantes coquetéis, que reuniam empresas brasileiras e estrangeiras em torno dela. Um evento que se tornou uma marca e um dos mais importantes da própria OTC. A decisão de voltar institucionalmente à feira, mesmo que discretamente, pode ter sido motivada pelo prêmio que recebrá da organização da conferência, como empresa de destaque na exploração de petróleo.

Além da estatal, estão na lista as seguintes empresas e organizações: Adelco, Altona, Altus, ANP, Chemtech, Claditek do Brasil, CSL, Emdoc, Estaleiro Brasa, Fechometal, Fieam, Firjan, Flexomarine, Forship, Gascat, Grupo IFM, Keppel Fels, Locon, MFX do Brasil, MRM, Navium, Netzsch do Brasil, Nuclep, Oceanica, Onip, Orteng, Oxifree, Powerpoxi, Prumo, Radix, Rio Engenharia, Roxtec, Sandech, Sedeis, Softway (Thomson Reuters), Swanson – GP, Tecnofink, Tn Petróleo, Uphill, Vanasa, Villares Metals, Vulkan do Brasil e WEG.

Este ano, assim como em 2014, o tradicional churrasco dos brasileiros, promovido pelo empresário Fernando Frimm, presidente da Gusto América, também não será realizado. Compeensível, porque a fase do mercado de petróleo não está muito para comemorações. O encontro dos brasileiros se dará nos tradicionais e bons eventos que a BRATECC – a Câmara de Comércio Brasil-Texas – está organizando. São boas oportunidades de negócios de parte a parte, que devem ser aproveitados por empresários brasileiros que vão para os Estados Unidos em busca de oportunidades. Com as dificuldades vividas pelas empresas formadoras da cadeia de fornecimento no Brasil, a internacionalização é uma grande alternativa para os negócios.

Quem também organiza uma missão é o Sebrae, que visa atender o interesse das pequenas empresas. O Coordenador de Petróleo e Gás do instituto, Antonio Batista, não acredita que o momento de crise da indústria afete o interesse delas pela feira:

“Independente de cenários positivos ou negativos, o empresário se mobiliza por uma série de objetivos. Primeiro, acompanhar as tendências do mercado. Depois, se aproveitar do network, que é muito apropriado para conseguir uma transferência de tecnologia”, ressaltou.

O Sebrae espera que a missão se mantenha no nível da média histórica de 30 pequenas empresas para a visita. Batista não acredita também que a queda do preço tenha afetado tão gravemente os pequenos empresários, nem que a questão possa ser vista de uma maneira tão pontual:

“A queda do preço não pode ser vista por uma ótica pontual de um ou dois anos. Quando você analisa em 30 anos, percebe oscilações. Já houve outros momentos em que o barril chegou a esse preço”, afirmou.

Outra importante instituição que faz a ponte entre empresas brasileiras e a OTC é o Consulado Americano no Brasil. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos abriu inscrições para uma delegação que irá visitar a conferência em Houston. Os inscritos não precisarão pagar a taxa de entrada na feira e receberão dicas do próprio Departamento de Comércio dos Estados Unidos sobre oportunidades que surgirem na feira. Além disso, terão acesso ao centro de negócios do departamento, onde poderão realizar reuniões. Os interessados puderam se inscrever até o dia 31 de março e a lista completa de participantes da missão será divulgada nesta segunda-feira (6).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of