SECRETÁRIO AMERICANO DIZ QUE SÓ DEPENDE DO IRÃ RETOMAR AS CONVERSAÇÕES SOBRE O ACORDO NUCLEAR INTERNACIONAL

blinkenO secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que só depende do Irã levar a sério as propostas para retomar o acordo nuclear. Os Estados Unidos, diz ele, “estão totalmente em sintonia” com o Reino Unido, Alemanha e França no que diz respeito a recolocar os iranianos em um acordo nuclear, mas acrescentou que não está claro se Teerã estará disposto a retomar negociações de uma “forma significativa”. As declarações de Blinken ocorreram um dia depois de Estados Unidos, Alemanha, França e Grã-Bretanha pedirem ao Irã que retome o acordo nuclear de 2015 para “evitar uma escalada perigosa”.

O acordo, segundo o qual o Irã reduzia o trabalho nuclear visto como um risco de desenvolvimento de armas nucleares em troca da suspensão das sanções globais, foi desmantelado em 2018 depois que o então presidente americano, Donald Trump,  retirou os Estados Unidos do pacto, levando Teerã a ignorar os limites de enriquecimento de urânio estabelecidos por ele. “Todos os nossos países, em linha inclusive com a Rússia e a China, acreditam fortemente que esse seria o melhor caminho a seguir”, afirmou Blinken. Líderes dos quatro países que esperam persuadir Teerã a parar de enriquecer urânio a níveis quase equivalentes aos usados em armas nucleares, disseram no sábado que gostariam de uma solução negociada.

“Mas ainda não sabemos se o Irã está disposto a voltar a se envolver de forma significativa. Mas se não estiver, se não se envolver, iremos procurar juntos todas as opções necessárias para lidar com este problema”, disse. O ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que se os Estados Unidos estivessem seriamente considerando voltar ao acordo nuclear de Teerã com as potências mundiais firmado em 2015, o presidente Joe Binden  poderia apenas emitir uma “ordem executiva.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of