GOVERNO DE SÃO PAULO PROPÕE PROJETO DE NOVO GASODUTO PARA ESCOAR PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL
O governo de São Paulo apresentou apresentou ao Ministério de Minas e Energia uma proposta para construir um gasoduto que ligue a metrópole à região do pré-sal de Santos. A sugestão foi realizada por encontro entre o secretário de Energia do estado, João Carlos Meireles (foto), e o ministro Eduardo Braga. A ideia é aumentar o fornecimento de combustível ao Estado e assegurar o funcionamento das usinas térmicas a gás. A iniciativa foi desenvolvida e conduzida por empresas privadas, mas foi abraçada pelo governo de São Paulo. Seu prazo de conclusão está estimado entre 24 e 30 meses.
“O que nós precisamos são novas fontes de gás. Um das propostas do setor privado é esse novo gasoduto, entrando pelo estuário de Santos e subindo para uma faixa de domínio já existente de oleodutos e gasodutos que vão para a plataforma de São Paulo. É um projeto que estamos sintonizando com o governo federal, usando gás da plataforma marítima que está no Estado de São Paulo”, disse Meireles.
O estado de São Paulo sozinho é responsável pelo consumo de 22% de toda a energia do Brasil e, com todo gás da Bolívia possível já alocado, procura alternativas para manter o seu abastecimento energético em meio à crise hídrica. “Tivemos uma reunião para definir como podemos colaborar nesse sentido, seja com a interligação das usinas de cana-de-açúcar na rede de alta tensão para que essa energia seja imediatamente consumida, seja ampliando o estímulo para geração distribuída nos grandes consumidores”, afirmou o secretário.
Deixe seu comentário