SECRETÁRIO DE ENERGIA DOS EUA DIZ QUE VOLTARÁ AO BRASIL EM NOVEMBRO
O secretário de energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette, disse que viajará rumo ao Brasil no final do ano para participar de um evento de energia, em São Paulo. Trata-se da II Cúpula da Plataforma Biofuturo, programada para o dia 30 de novembro. O convite para o encontro foi feito pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante conferência telefônica nesta semana.
Mas antes de se encontrarem presencialmente novamente, ambos terão uma reunião virtual importante amanhã. Albuquerque e Brouillette já confirmaram presença na discussão de ministros de energia do G-20. O debate vai girar em torno do atual momento do mercado internacional de petróleo e gás.
O que se espera no setor é que tanto na reunião do G-20 de amanhã, quanto no encontro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), marcada para hoje, é que as partes envolvidas cheguem a um acordo para cortar a produção, já que o atual patamar do preço do barril não é viável para os principais produtores mundiais.
Conforme o Petronotícias informou mais cedo, um estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) diz que Rússia e Arábia Saudita dependem do setor de petróleo para assegurar o equilíbrio fiscal de suas economias. Por isso, ambos os países devem novamente tentar encontrar um consenso, já que os atuais patamares do preço do barril, abaixo dos US$ 40, serão pouco sustentáveis no longo prazo.
O mesmo vale para os Estados Unidos e seus grandes projetos de shale, que ficam inviáveis se o preço do petróleo permanecer por longo período abaixo de US$ 40 por barril.
Deixe seu comentário