SEGUNDO INCÊNDIO EM MENOS DE UMA SEMANA NA RLAM DEIXA TRÊS TRABALHADORES FERIDOS

rlamSe na última quarta-feira (14) um incêndio na U-30 da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde (BA), somente assustou os funcionários da refinaria, sem nenhum ferido, neste domingo (18) a situação foi outra. Desta vez, o vaso 3818 de hidrogênio da U-38 explodiu, ferindo gravemente três trabalhadores.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Medicina Humana, em Candeias. As informações obtidas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Candeias (Siticcan) apontam um caldeireiro da terceirizada Victória com queimaduras em 70% do corpo e fratura exposta na perna esquerda. Este é o caso mais grave dos três feridos. Além dele, outro caldeireiro, também da Victória, teve queimaduras em 25% do corpo, enquanto uma observadora da empresa Potencial teve queimaduras em 10% do corpo e corte na cabeça.

Essa explosão foi mais violenta que a da última semana, tendo havido, além de fogo, deslocamento de ar, que projetou os três feridos contra outras estruturas. O vaso que explodiu estava aberto desde quinta-feira (15) e outro serviço já havia sido realizado nele, segundo informações do sindicato.

O Siticcan, junto ao Sindipetro Bahia, vai entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho para relatar o acidente. Os sindicatos também acreditam que esse tipo de ocorrido pode ser consequência das paradas de manutenção com prazos exíguos e extensas jornadas de trabalho impostas aos que trabalham na refinaria.

Após a publicação da reportagem, a Petrobrás procurou o Petronotícias afirmando que está prestando a assistência aos feridos e que não houve dano ao meio ambiente. Veja o comunicado na íntegra:

“A Petrobrás informa que na tarde deste domingo, 18/01, houve explosão em um vaso da Unidade Geradora de Hidrogênio da Refinaria Landulfo Alves (RLAM – BA), durante parada programada de manutenção, com 3 acidentados. Os feridos foram prontamente atendidos pela equipe médica da refinaria, encaminhados ao hospital, e a companhia está prestando a assistência necessária. Todos os serviços da parada de manutenção foram interrompidos para averiguação das causas do acidente. Não houve danos ao meio ambiente e o abastecimento ao mercado não será afetado”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Parísio Pinheiro Cangussú Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Parísio Pinheiro Cangussú
Visitante
Parísio Pinheiro Cangussú

O procedimento de Trancar / Etiquetar / Descontaminar deve ser obedecido para a manutenção segura. O monitoramento de Atmosfera Potencialmente Explosiva (APEX) deve ser feito DURANTE toda a execução da intervenção. Todo acidente pode ser evitado e deve ser investigado para evitar a sua repetição. Como falava Trevor Kletz “a Empresa não tem memória”.
Parísio Pinheiro Cangussú
RISKTECH ENGENHARIA LTDA
http://www.risktech.eng.br