SEM O GÁS DA RÚSSIA A ALEMANHA DECIDE OFICIALMENTE ESTENDER ATÉ ABRIL DE 2023 O FUNCIONAMENTO DE TRÊS USINAS NUCLEARES | Petronotícias





SEM O GÁS DA RÚSSIA A ALEMANHA DECIDE OFICIALMENTE ESTENDER ATÉ ABRIL DE 2023 O FUNCIONAMENTO DE TRÊS USINAS NUCLEARES

ALEMANHAAgora é oficial. A Alemanha deu um passo atrás nem sua decisão precipitada de cortar a geração nuclear depois do incidente na Usina de Fukushima, no Japão. O gabinete federal alemão aprovou uma decisão executiva do chanceler Olaf Scholz para permitir que as três usinas nucleares restantes do país continuem operando além do final deste ano. Foi  aprovado  um projeto de alteração à Lei de Energia Atômica que permite que as usinas Emsland, Isar 2 e Neckarwestheim 2 funcionem até 15 de abril de 2023, pelo menos.  Tudo para enfrentar um inverno rigoroso no continente Europeu e  fazer frente a necessidade energéica do país, com o corte do fornecimento do gás russo. Na segund-feira (17), Olaf Scholz tomou a decisão de permitir que as três usinas continuassem a gerar eletricidade até 15 de abril do próximo ano. Sua decisão seguiu-se ao desacordo entre os partidos da coalizão governista sobre sua operação contínua além da data de desativação nuclear de 31 de dezembro de 2022, estabelecida pela chanceler anterior, Angela Merkel.

A emenda aprovada pelo gabinete cria os requisitos da lei nuclear para uma operação estendida limitada do Emsland, Isar 2 e Neckarwestheim 2 até 15 de abril. Aisar proposta de lei estipula que apenas os elementos combustíveis ainda disponíveis nas respetivas centrais devem ser utilizados para o seu funcionamento posterior. Não é permitido o uso de novos elementos de combustível. Portanto, a potência de saída dos reatores diminuirá gradualmente. Devido ao curto período de no máximo três meses e meio de operação com energia adicional, nenhuma revisão periódica de segurança será necessária. A emenda legislativa não requer a aprovação da câmara alta do parlamento alemão, o Bundesrat. “Com a emenda à Lei de Energia Atômica, o mandato da decisão executiva do chanceler federal é implementado“, disse o governo.

O Partido Verde,  um dos três partidos da coalizão que governam em nível federal,  concordou em apoiar a manutenção das usinas nucleares Isar II e Neckarwestheim II em operação como reservas de emergência até abril do próximo ano. No entanto, opôs-se à aquisição de novo combustível nuclear. O liberal Partido Democrata Livre pediu que todas as três usinas permanecessem em operação até 2024.  a ministra federal do Meio Ambiente, Steffi Lemke, do Partido Verde. Disse que “A eliminação da energia nuclear permanecerá a mesmaA Alemanha finalmente eliminará a energia nuclear em 15 de abril de 2023. Não haverá extensão da vida útil nem aquisição de novas barras de combustível – e, portanto, nenhum resíduo altamente radioativo adicional. O projeto de lei contribuirá para a estabilidade da rede elétrica, que é compatível com a segurança nuclear porque limita a duração da operação da usina nuclear a um curto período neste inverno. Mesmo na atual crise de fornecimento de energia, devemos ficar atentos aos riscos da energia nuclear.”

O Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática e vice-chanceler Robert Habeck, também do Partido Verde, acrescentou: “A decisão do gabinete de hoje cria clareza. As usinas nucleares Emsland, Isar 2 e Neckarwestheim 2 podem continuar a gerar eletricidade em operação estendida até 15 de abril 2023. Depois disso, não há novas barras de combustível. “No inverno 2023/24 teremos condições de partida diferentes e melhores. Poderemos importar significativamente mais gás, também através de nossos próprios terminais de GNL. As redes elétricas serão reforçadas, as capacidades de transporte serão aumentadas. capacidades adicionais de geração na rede, especialmente para o uso de energias renováveis. Ainda há muito trabalho pela frente, mas a direção é clara: nesta crise, devemos aumentar as capacidades de geração de energia no curto prazo, mas ao mesmo tempo criar as condições para um fornecimento de energia seguro e ecológico a longo prazo.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of