SEMINÁRIO VAI DISCUTIR LIÇÕES DE FUKUSHIMA PARA O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO
O programa nuclear brasileiro será o tema do 3º Seminário Nacional de Energia Nuclear, que será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro. O evento contará com discussões como o acidente nuclear de Fukushima e suas implicações, tecnologias, mão de obra especializada, planos de contingência, gerenciamento de risco e licenciamento ambiental. Para ministrar as palestras, foram convidados especialistas de diversos países.
O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, em março de 2011, fez os países que possuem usinas nucleares repensarem os seus programas de geração de energia. Seguindo esse paralelo, o 3º Seminário Nacional de Energia Nuclear vai discutir em especial a segurança do programa nuclear brasileiro, comparando-o com o japonês para que sejam implantadas melhorias, especialmente em relação às tecnologias utilizadas.
Durante a parte do evento em que serão discutidas as tecnologias dos programas nucleares japonês e brasileiro, o consórcio GE Hitachi Energy International (GEHI) irá apresentar uma nova tecnologia para resfriamento de reatores. A gigante Westinghouse também participará do evento, trazendo discussões sobre tecnologias avançadas para o setor nuclear.
Entre outras instituições confirmadas estão a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Areva, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI).
O centro de convenções da Bolsa do Rio fica na Praça XV de Novembro, nº20, no centro da cidade. O evento terá início às 8:30 no primeiro dia, devido ao credenciamento, e às 9:00 no segundo. A solicitação de formulários para inscrição pode ser feita pelo e-mail cristiana.iop@planejabrasil.com.br , ou pelos telefones (21)2262-9401 e (21)2215-2245.
Deixe seu comentário