CRIAÇÃO DA AUTORIDADE NACIONAL DE SEGURANÇA NUCLEAR APROVADA NO SENADO TRARÁ MAIS ESTABILIDADE PARA O SETOR

51501017246_451361fb39_cO Senado Federal aprovou nesta terça-feira (21) a Medida Provisória 1049/2021, que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). O novo órgão será responsável por monitorar, regular e fiscalizar as atividades e instalações nucleares no Brasil. Anteriormente, essas atribuições estavam concentradas na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O texto já havia sido aprovado no início do mês na Câmara dos Deputados e agora seguirá para promulgação.

Entre as atribuições do novo órgão, estarão a definição de normas sobre segurança nuclear e proteção radiológica; controle de estoques e das reservas de minérios nucleares; concessão de autorizações para a transferência e o comércio de minerais radioativos; e licenças para usinas nucleares e reatores de pesquisa.

A desvinculação das tarefas de monitoramento e regulação da CNEN atende a uma recomendação feita há mais de uma década pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que afirma ser impossível reunir essas atividades com outras funções dentro de uma mesma estrutura. Para o presidente da Associação Brasileira das Atividades Nucleares, Celso Cunha, a criação da ANSN trará mais segurança jurídica e estabilidade regulatórias para as empresas.

Os investidores não gostam de cenários de negócios confusos. Eles preferem quando há regras claras. Essa agência vem em um momento extremamente importante”, disse Cunha em recente entrevista ao Petronotícias. “Se o governo quer parcerias público-privadas dentro do setor nuclear, é preciso demonstrar que existe um agente capaz e dinâmico para criar um ambiente de negócios saudável. A criação da ANSN é uma grande vitória”, acrescentou.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Antônio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antônio
Visitante
Antônio

Estamos esperando desde 2000 as forças ocultas nunca deixaram ir para frente