NAO DELETAR
HMFLOW

SENADO PODE VOTAR NESTA QUARTA O PEDIDO DE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE AUTORIZA VENDA DE 70% DA CESSÃO ONEROSA

senadoA pauta do Senado Federal desta quarta-feira (31) pode trazer novidades para o projeto de lei que autoriza a venda de até 70% das áreas da cessão onerosa. Os senadores analisarão um pedido de urgência para a matéria feito pelos líderes da casa. A oposição, no entanto, promete embarreirar o tema, tendo em vista que a configuração do Senado mudará bastante após 1º de janeiro e, por isso, não seria o momento ideal para a questão ser debatida.

O projeto de lei 78/2018 é de autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM/BA) e prevê permitir que a Petrobrás transfira até 70% dos direitos de exploração a cessão onerosa para outras petroleiras, desde que mantenha a participação de 30% no consórcio. Além disso, a proposta flexibiliza a utilização do regime licitatório das sociedades de economia mista nas contratações de bens e serviços pelos consórcios integrados pela estatal.

Recentemente, o Petronoticias publicou uma entrevista com o geólogo Luciano Seixas, que critica a proposta. “Em outras palavras, eles querem entregar para as companhias internacionais tais reservas, justo onde a Petrobrás e o governo investiram, com risco, e descobriram o petróleo”, acusa. “Se o número for confirmado teremos aqui, no Brasil, no indomável e endeusado pré-sal, um dos melhores poços do mundo em termos de produtividade, quiçá o maior, e que pertence a área da Cessão Onerosa, com 5 bilhões de barris recuperáveis adquiridos pela Petrobrás e na mesma área onde residem os excedentes, algo em torno de 10 bilhões de barris de óleo recuperável potencial”, acrescentou.

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luciano Seixas Chagas
Luciano Seixas Chagas
7 anos atrás

Continuo achando venda do petróleo excedente da cessão onerosa um desastre para o Brasil como Nação. Um crime de Lesa-Pátria. Já li sobre a potencial arrecadação de R$90 a R$ 100 bilhões. Isto significa vender um ativo petrolífero estratégico, já descoberto e ainda não totalmente delimitado, mas que, no Campo de Búzios, segundo informações ainda não confirmadas pela Petrobras, só um dos poços, na P74, produziu 52 mil barris/dia. Também na área vizinha, em Libra, conforme notícia já divulgada pela Petrobras, um só poço também produziu 58 mil barris por dia. É certo que todos os reservatórios do mundo, de… Leia mais »

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Venda, o mundo está mudando a matriz energética suja por uma limpa, o sol. Corremos o risco real de ficarmos na pré história moderna da incompetencia. Mais Brasil e menos Brasília, Ruma a prosperidade consciente e justa para todos.

Luciano Seixas Chagas
Luciano Seixas Chagas
7 anos atrás

Quem fala de energia limpa não sabe qualificar e nem quantificar quão limpa são as energias assim faladas e o os custos e respectivas e poluições associadas, de toda a ordem, para sua implantação, contendo os os custos e danos na fabricação de baterias armazenadoras e respectivas as suas minas de extração de lítio e outros minerais, etc. Todos repetem o mote ou o jargão e pouco conhecem realmente do tema. Assim, recomendo leituras mais profundas que comprovem as asserções postas. A pesar das hidroelétricas, sol, vento etc. o carvão mineral , polidor, ainda representa mais que 20% da matriz… Leia mais »