SEPARAÇÃO SUBMARINA AVANÇA EM NOVOS PROJETOS OFFSHORE PELO MUNDO

fotoHOUSTON – Os projetos de separação submarina em projetos offshore estão avançando pelo mundo, e o tema foi debatido no primeiro dia da Offshore Technology Conference (OTC), em Houston. O presidente da sessão e diretor de engenharia submarina da Texas A&M University, Phaneendra Kondapi (foto), destacou durante o encontro que já existem iniciativas deste tipo sendo implementadas no Mar do Norte, no Golfo do México, na África Ocidental e também no Brasil.

Kondapi ressaltou ainda que existem hoje muitos desenvolvimentos de campos submarinos onde há possibilidade de adoção dos sistemas de separação submarina. A técnica foi utilizada pela primeira vez no campo de Troll, na Noruega, em 1999, para separação de líquidos. Em 2001, foi a vez da implementação do sistema para separar gases e líquidos.

Outro participante do painel, o gerente geral de tecnologias emergentes da FMC Technologies, Don Underwood, mencionou alguns fatores que barraram a expansão em maior velocidade da separação submarina, como os custos, os riscos e a complexidade no desenvolvimento destes sistemas. Mas, segundo o executivo, a indústria tem encontrado soluções para reduzir estes obstáculos, com o uso de novas e recentes tecnologias e programas de qualificação. Durante o evento foi mencionado ainda que, com base em análises de reservatórios, há centenas de poços hoje que se beneficiariam com a separação submarina.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of