SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL APRESENTA NESTE SÁBADO UM CONJUNTO DE AÇÕES PARA DINAMIZAR A PROSPECÇÃO DE GÁS NO MARANHÃO

sddefaultO Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentará amanhã (16) uma importante iniciativa que pode contribuir com o processo de transição energética no território brasileiro. Trata-se do projeto “Produção do Gás de Transição”, que engloba ações técnicas e científicas que o SGB pretende implementar no estado do Maranhão. O objetivo é dinamizar a prospecção para gás natural no estado. A apresentação acontecerá durante audiência pública, às 10 horas, no Polo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de São Bernardo.

Com a eventual descoberta de novos poços produtores de gás, os 40 municípios que compõem o Baixo Parnaíba, microrregião do estado do Maranhão, devem alcançar consideráveis avanços nos próximos anos em relação aos índices que evidenciam o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Durante a audiência pública, o projeto será apresentado à sociedade pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, contando com a participação de especialistas, representantes governamentais, líderes do setor industrial e membros da comunidade.

Entre as ações que serão apresentadas pelo SGB, está prevista uma completa reavaliação de todos os dados técnicos existentes com o objetivo de indicar as áreas mais prospectáveis para gás no Maranhão. Os estudos geológicos serão complementados pela realização de um poço experimental de 1000 metros de profundidade e levantamentos geofísicos, incluindo magnetometria e gravimetria.

O SGB avalia que o projeto será uma iniciativa fundamental para impulsionar novas descobertas de campos de gás que, em produção, induzirão o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, gerando renda e emprego às famílias do estado. “O projeto do Serviço Geológico do Brasil prevê a viabilização de uma nova fronteira exploratória para o gás no Brasil, com execução inteiramente viável considerando os aspectos ambientais, geológicos e técnicos que compreendem a região beneficiada”, disse o SGB.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ANTONIO JOSÉ Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ANTONIO JOSÉ
Visitante
ANTONIO JOSÉ

As operadoras que atuam no Brasil, seja a Petrobras, as empresas privadas nacionais e estrangeiras, têm realizado, com sucesso, a prospecção de óleo e gás em território brasileiro, seja onshore ou offshore. A Eneva já descobriu uns 10 campos de gás na Bacia do Parnaíba, na parte situada no Maranhão. O Serviço Geológico do Brasil, órgão competente e experiente em pesquisa mineral, não deveria envidar esforços técnicos na prospecção de gás, utilizando recursos públicos para fazer levantamentos e até perfurar um poço, pois todo este trabalho já está sendo feito pelas empresas privadas e, caso o Governo deseje prospectar gás… Read more »