SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL DIZ QUE O PAÍS TEM POTENCIAL PARA TER UMA DAS TRÊS MAIORES RESERVAS MUNDIAIS DE URÂNIO
O Brasil possui potencial para alcançar o pódio dos países com maiores reservas de urânio no planeta. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que afirma que o país detém atualmente a sétima maior reserva de urânio do mundo, com cerca de 310.000 tU. No entanto, existe potencial para estar entre as três maiores reservas globais. O CPRM tem identificado novas áreas para prospecção do urânio, por meio do Programa Avaliação do Potencial de Minerais Radioativos no Brasil, além de propor critérios de prospecção para os diferentes distritos e províncias minerais.
A iniciativa também contribui para estimar com mais embasamento os recursos de minérios nucleares não descobertos e avaliar a viabilidade de aproveitamento econômico. A atuação está alinhada com o Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, que recomenda a retomada da prospecção de recursos minerais para o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil.
Segundo pesquisadores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do CPRM, o Brasil já se destacava com suas reservas de urânio por conta da descoberta das jazidas de Itatiaia, no Ceará, e Lagoa Real, na Bahia. Desde então, já foram identificadas novas ocorrências de urânio no território brasileiro, como os depósitos de Serra das Gaivotas, em Minas Gerais; Rio Cristalino, no Pará; e Figueiras, no Paraná.
“A necessidade de diversificação da matriz energética aumenta investimentos para o desenvolvimento de tecnologias seguras, e a geração nuclear retorna ao planejamento da política energética mundial. Diante da perspectiva de retomada do crescimento da energia nuclear como fonte de energia, o mercado mundial de urânio ganha relevância e coloca o Brasil em posição de destaque”, afirma o CPRM.
O Mapa de Avaliação do Potencial de Urânio do Brasil, entregue no ano passado pelo CPRM, aponta um conjunto de informações, com avaliação atualizada na escala 1:5.000.000, da distribuição dos depósitos e províncias uraníferas do Brasil. Há também delimitação das unidades geológicas mais favoráveis para ocorrência desse minério a partir de métodos de hierarquização mineral.
Hoje, o Brasil só conta com uma única mina de urânio em operação, no depósito de Lagoa Real, em Caetité, no estado da Bahia, onde os recursos minerais são estimados em 99,1 mil toneladas. Mais de 38 anomalias (áreas de alta concentração de urânio) foram identificadas nessa área. Só essa mina tem capacidade de produzir cerca de 400 toneladas/ano, com potencial para chegar a 800 toneladas/ano.
Isto, mas não espalha
Os spys, hehehe, já sabiam disso à décadas.
Verdade, mas o povo não tem noção
Enquanto a gente continuar sendo latifúndio dos EUA, vai ser sempre assim, trabalhando na roça , cavando buraco , e catando pedra.
Excelente vai ser com a China e a Rússia.
Por isso é importante , tomando as precauscoes, a aproximação com china e Rússia e a troca de tecnologia em várias áreas,coisa que os EUA não deixa acontecer
Verdade o EUA é um país ladrão e que persegue países que não aceitam ser roubados por eles como a Venezuela que não quis dá seu Petróleo a EUA e nem PRA EUROPA PAÍSES FUNDADORES E ALIADOS DOS AMERICANOS ATRAVÉS DA OTAN E POR ISSO COLOCARAM SANÇÕES AO COMÉRCIO DE PETRÓLEO VENEZUELANO E QUEM ESTÁ SOFRENDO O POVO VENEZUELANO É MELHOR SOFRER LIVRE DO QUE VIVER SENDO ESCRAVO DOS AMERICANOS
Hoje o Brasil é mais parceiro de china e resto do mundo que dos EUA. O que ferra aqui é a corrupção mesmo e os idiotas que acreditam em inocência de político.
Mais se vc se rebelar contra eles , vira uma Venezuela , então vias das dúvidas, mand quem pode , obedece quem tem juízo
A única oportunidade q tivemos de independência foi o programa nuclear de defesa, com os militares . No entanto, embora tenhamos decodificado até a tecnologia da W37 bomba H americana, estamos desarmados.A Índia, se não tivesse suas bombas H, já teria sido estrangulada pela China e Paquistão, potências nucleares.
O urânio é um mineral radioativo.
Descobriu a pólvora
O Brasil tem condições de ser autosuficiente em todas as áreas e deve parar de se submeter a outros países Boa parte das matérias primas é o Brasil que produz e sem elas os outros países não agregaria valor a seus produtos industrializados.
É justamente por isso que o Brasil corre um risco enorme de outros países invadir nosso território, NOSSO BRASIL É UMA POTÊNCIA EM RIQUESAS DE MATERIA BRUTA, RESTA SÓ O BRASIL PARTIR PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO.
Por isso que o Enéas Carneiro dizia que era necessário ter a bomba. Por isso que o Bolsonaro tbm disse que tinha que ter pólvora. País fraco não é o que carece de recursos. Se fosse só recurso a Inglaterra estaria a míngua. Só dá pra ter diplomacia quando se tem igualdade de forças.
???????????
A corrupção não deixa isso acontecer
Ainda não tiveram noção do poder da nossa riqueza! Viu agora em MG a negociação governo Zema vendendo resíduos dos restos do minerio para o exterior? Restos de barro riquíssimo e nós aqui em MG feito bobos, vamos cobrar mais
Enquanto isso a Bahia é a lanterninha do Brasil por ter os piores índices de desenvolvimento social.
Nada muda, continuaremos a ser a fazendinha do mundo… Brasil nunca deixou de ser colônia, só aumentou os colonizadores…
Verdade amigo
Ainda bem q agora com novo governo estamos mudando e agora teremos força do nosso lado oata isso como China e Rússia e o bloco de vários países pq se facarmos só de quintal do EUA nunca vamos crescer
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora sim estamos correndo sério risco de virarmos escravos da China e termos que sair do nosso país assim como os venezuelanos tiveram que correr pra cá para não morrerem de fome lá , mas isso é uma coisa que só entende quem tem cérebro.
Um que não tomou a vacina
Mais um Pré-Sal a serviço do capital especulativo internacional logo vai ser aberta a temporada de leilão dos recursos brasileiros para o capitalismo canibal dos investidores estrangeiros e sua horda de políticos lobistas a estilo cavalo de Tróia esperiencia adquirida com o pre-sal que o povo espera até hoje sem resultados e pagando caro por combustível e energia.Nao enganam mais ninguém com esse falso otimismo.
Urânio….??? E o lixo radioativo faz o que com ele, leva p casa?
Povo hipócrita e ignorante
Não existe almoço grátis. Quer ter submarino nuclear, quer ter bomba e tudo mais? Tem um preço. No caso da hidrelétrica o preço é a inundação de significativa porção de terra. Cada tecnologia com seu inconveniente.
Pior viu. Que nem, quando a gente usa um bagaço de cana para fazer combustível, esse bagaço gera um resíduo. Aí faz o que com esse resíduo? Da mesma forma a tecnologia de produção de material núclear. Devia ter algo para a reciclagem do produto excedente do refino de materiais nucleares. Tipo você pega o que sobrou do refino do urânio, armazena e o reutiliza para novo refino.
Urânio nâo é açucar ou petróleo,ao invés de refino você quis dizer enriquecimento ou extração ? O que sobra depois da utilização como combustível é lixo radioativo, ou seja material de descarte, exemplo o combustível de usinas como angra. Mas só depois de enriquecido e utilizado .antes disso é só um minério. Procure algum artigo sobre radioatividade ou combustível uránio.
Só espero que não venda para países da OTAN.
Já tá vendendo. Foi assim em 2021, eles iriam vender o nosso plutônio para os EUA. A Ucrânia tá toda lascada. Após a guerra vai ter uma dívida tri com os EUA e a UE. Além do mais, a Ucrânia está se sendo um dos pivôs do novo programa nuclear americano.