MACAÉ PODERÁ SER UM DOS MAIS IMPORTANTES HUBS DE GÁS DO PAÍS

1685533758 (1)O hub do gás natural e o cenário de Macaé como Capital da Energia foram acentuados em reunião entre o prefeito da cidade, Welberth Rezende e o diretor executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Júlio César Moreira. A cidade de Macaé está trabalhando a questão da produção de fertilizantes (que utiliza o gás como matéria prima), a fábrica de vidros e atratividades como o gasoduto Rota 5: “O gás é matéria prima dos fertilizantes, o Tepor está aqui com logística, temos a distância pequena da capital, diversos projetos estão sendo consolidados como ainda a ampliação do parque termelétrico. A rede de apoio e serviços já identificou e a cidade tem tudo pra explodir nos próximos anos. Macaé é uma Ferrari com esse potencial de matéria prima”, comparou o prefeito, assegurando a parceria com o IBP.

Para o prefeito da cidade, é importante para Macaé a aproximação com o IBP dentro do atual cenário de desenvolvimento econômico. “Temos o maior hub de óleo do mundo, todas as empresas multinacionais estão em Macaé. O município tem todo o arranjo produtivo definido, infraestrutura e potencial de crescimento”, ressaltou o prefeito, acrescentando que a segurança jurídica da cidade, a ampliação do aeroporto, a segunda maior rede hoteleira do Estado também impulsionam a atração de novos investimentos, como indústrias.

1685475163 (1)O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, explicou que o IBP esteve em Macaé, na semana passada, para a discussão da aplicação de cursos de qualificação e apontou que o governo municipal alavanca o desenvolvimento econômico como uma base para aplicação em políticas públicas: “Macaé possui celeridade, segurança jurídica e eficiência, estamos com ambiente de negócios e desenhamos um plano de ações de aceleração da economia com o plano de energia. Macaé é a única cidade brasileira que faz parte de um fórum de sete cidades produtoras de energia e em breve teremos um grande evento de economia do mar”, afirmou.

O cenário do gás natural foi analisado pelo diretor executivo de Exploração e Produção do IBP, Júlio César Moreira. “O gás no Rio e a nível nacional vai cumprir um papel super importante neste processo de transição energética e também como agente de energia, vamos ver o gás e a possibilidade de gerar o hidrogênio cinza”. Júlio Moreira convidou o prefeito para os próximos eventos de petróleo e energia que o IBP participa, como a OTC Brasil e ressaltou a importância da parceria. “O Estado do Rio está em um cenário de bonança para os próximos anos, com 180 bilhões de dólares de investimentos previstos em descobertas já realizadas principalmente no pré-sal”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of