SETE BRASIL SE ANTECIPA AO RESULTADO DA LICITAÇÃO DA PETROBRÁS E CONTRATA JURONG PARA FAZER SONDA
A Sete Brasil se antecipou ao resultado da licitação das sondas da Petrobrás e já fechou contrato com o Estaleiro Jurong Aracruz para a construção de unidades. O presidente da Jurong no Brasil, Martin Cheah Kok Choon, anunciou durante o lançamento da pedra fundamental do estaleiro que pretende ser o primeiro a entregar uma sonda de perfuração em grande profundidade a ser construída no Brasil.
A Jurong já havia feito proposta à Sete Brasil, mas ainda não tinha divulgado o resultado. Agora a empresa afirma que já assinou um acordo com a Sete Br para a produção de sondas. A quantidade de unidades acertada e os valores envolvidos ainda não foram divulgados.
Apesar de já haver o contrato entre a Sete Br e a Jurong, a Petrobrás ainda não anunciou o resultado da licitação das 21 sondas, que vêm sendo fruto de disputa entre a Ocean Rig e a Sete Brasil. Na primeira rodada de licitação, a Ocean Rig apresentou preços mais baratos para cinco sondas, enquanto a Sete Br ficaria com as 16 restantes. No entanto a empresa não aceitou o resultado e recorreu, afirmando que a Ocean Rig deveria ser desclassificada da concorrência por não ter capacidade para construir as sondas. O contra-ataque foi o pedido de anulação do recurso à Petrobrás, que resolveu fazer uma nova rodada com as duas empresas.
Geralmente nestes casos a Petrobrás chama as partes para negociar diretamente, mas desta vez agiu de forma inédita. Os novos envelopes revelaram preços mais baixos da Sete Brasil e a Ocean Rig apresentou os mesmos valores, afirmando que precisaria de mais tempo para negociar reduções com seus fornecedores.
A Ocean Rig, controlada pela grega Dryship, tem acordo com os estaleiros Eisa e Mauá, do Grupo Sinergy, para a construção das sondas, enquanto a Sete Brasil, formada pelos bancos Santander, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, pelos fundos Previ, Petros, Funcef, Valia e Lakeshore Financial Partners Participações, além da Petrobrás, tem acordo com as empresas Queiroz Galvão Óleo e Gás, Odebrecht Óleo e Gás, Etesco / OAS, Petroserv, Odjfells e Seadrill.
Deixe seu comentário