SETOR AÉREO INTERNACIONAL E JÁ PREVÊ RETOMADA DE ANTES DA PANDEMIA AINDA NO FIM DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

aviao 2O setor aéreo internacional deve voltar aos níveis de antes da pandemia ainda em 2022. O Chile,  a França, a Itália, o Reino Unido, os  Estados Unidos e a Espanha devem retomar os níveis de número de passageiros de viagens aéreas registrados em 2019 já no primeiro semestre do ano que vem. A  Argentina e Portugal levarão mais tempo para a retomada total, o que deve ocorrer em 2023 e 2024, respectivamente. Na Europa, o número de passageiros de viagens aéreas ao fim de 2022 será apenas 8% menor do que o registrado em 2019, enquanto nas Américas essa diferença percentual será ainda menor, apenas 3%. Essas informações são baseadas em um estudo feito pela Belo Investment Research, uma empresa de pesquisa de investimentos que utiliza dados econômicos e mercadológicos alternativos e tradicionais para analisar as tendências globais e regionais. Elas estão prevendo que a recuperação total dos níveis de número de passageiros de viagens aéreas observados em 2019 ocorrerá duranterafael o verão no hemisfério norte, no mês de julho de 2023. Já existe um crescimento contínuo e consistente no número de passageiros de viagens aéreas nos últimos três semestres.

O número de passageiros de viagens aéreas, previsto a partir de dados alternativos como a mobilidade das pessoas e tendência de busca por voos na internet, e dados de alta-frequência como a vacinação, traz números um pouco melhores do que sugere a Agência das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, no relatório World Tourism Barometer, divulgado em julho, em que afirma que quase metade dos especialistas não vê um retorno aos níveis de turismo internacional de 2019 antes de 2024 ou depois.

A queda de 68% no número de passageiros de viagens aéreas em 2020 em relação a 2019 surpreendeu negativamente o setor. Por outro lado, o número de passageiros em 2021 em relação a 2020 deve crescer 57%, o que representa um aviaonível 50% menor que 2019. Em 2022, o crescimento em relação a 2021 deve ser ainda maior, chegando a 86%, quando será apenas 6% menor que o observado em 2019.Diretor de Estratégia da Belo Investment Research, Rafael Foscarini atribui este maior número de passageiros de viagens aéreas a quatro fatores. Fator um, diminuição da transmissibilidade da COVID-19 observada com a evolução do número de pessoas com vacinação completa. Fator dois, aumento da atividade econômica observada a partir da maior mobilidade de pessoas nos comércios, estações de transporte e local de trabalho. Fator três, aumento de interesse por viagens aéreas observado a partir da procura por voos na internet. Fator quatro, ao próprio aumento no número de passageiros de viagens aéreas observados entre março e agosto de 2021: “osaeroportos cheioi países adotaram estratégias de contenção, controle e de vacinação muito diferentes. Países que adotaram medidas mais duras e anteciparam a vacinação estão apresentando crescimentos mais acentuados no número de passageiros de viagens aéreas. Os dados alternativos e de alta frequência capturam as tendências mais recentes do que está ocorrendo no dia a dia das pessoas ao redor do mundo, tornam as previsões mais precisas e contribuem para o planejamento de oferta de voos pelas empresas, beneficiando as pessoas que utilizam o serviço de aviação.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of