SETOR INDUSTRIAL CONSOME 6,2% MENOS ENERGIA ELÉTRICA EM MARÇO E RETRAÇÃO DE 1,5% É REGISTRADA NO PAÍS
O setor industrial brasileiro passa por um momento delicado, produzindo cada vez menos. A constatação pode ser feita com base na Resenha Mensal distribuída pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com o consumo nacional de energia elétrica na rede. Enquanto o país registrou uma redução de 1,5% no mês de março e de 4,2% no primeiro trimestre, o setor industrial se destaca como principal motivo para as quedas, consumindo 6,2% menos que em fevereiro e 7,5% menos que nos três primeiros meses de 2015.
Ao todo, foram consumidos 39.162 GWh no país. O setor industrial foi o que mais demandou, apesar das sucessivas quedas que vem sendo registradas. O setor residencial, entretanto, apresentou aumento de 1,7% no último mês, impulsionado pelas altas temperaturas, que aumentaram o consumo de eletricidade. Mesmo assim, no trimestre, o setor teve queda de 2,5% na sua demanda.
Regionalmente, Sul e Sudeste, regiões mais industrializadas, tiveram as maiores quedas de consumo no mês de março, de 1,8% e 3,2%, respectivamente. O Nordeste também teve redução de demanda, de 0,8%. Centro-Oeste e Norte, no entanto, tiveram bons resultados, com aumento de 4,7% e 3,9%, respectivamente.
Levando em conta os três primeiros meses do ano, a situação se repete, com Norte (3,1%) e Centro-Oeste (1,6%) sendo as únicas regiões do país a apresentar aumento de consumo de energia elétrica. O Sudeste segue como líder em queda de consumo, com uma retração de 6%, enquanto Sul e Nordeste quase empatam, com diminuições de 4% e 4,1%, respectivamente.
Deixe seu comentário