SEVAN MARINE É INVESTIGADA POR PAGAMENTO DE PROPINA EM CONTRATOS COM A PETROBRÁS
A lista de companhias envolvidas em esquemas ilícitos com a Petrobrás não para de crescer. A mais nova integrante do grupo a apresentar indícios de pagamentos indevidos é a Sevan Marine, empresa norueguesa que fornece equipamentos à indústria brasileira e que vem sendo investigada por suspeitas de propina em contratos firmados com a estatal entre 2005 e 2008. Acusada em seu país por efetuar pagamentos milionários em subornos a um mediador para obter contratos da petroleira, a companhia vem sendo denunciada por autoridades da Noruega e tem entre os investigados seu fundador, Arne Smedal (foto).
O caso pode vir a se tornar um dos maiores escândalos de corrupção na Noruega, e vem sendo analisado a fundo pelo governo do país. Nesta semana, a companhia teve vários de suas instalações verificadas pela polícia em busca de documentos que contribuam para o esclarecimento do caso. As acusações indicam que a empresa fechou contratos ilícitos por meio de sua subsidiária Sevan Drilling, atualmente controlada também pela Seadrill.
O fundador da companhia afirmou desconhecer o esquema denunciado pelo governo. A Sevan vem realizando investigações internas para avaliar os esquemas ilegais e contratou uma empresa independente para realizar pesquisas e avaliar arquivos que contenham informações acerca das acusações.
Se for procedente a notícia, fico profundamente desapontado, pois trabalhei com noruegueses e sempre tive por esse povo um grande apreço.
Entretanto, é a ocasião que faz o ladrão, como diz o ditado. A questão é saber se a empresa pagou a propina e o seu também representante também se beneficiou, como normalmente acontece. De qualquer forma, é mais um escândalo envolvendo a Petrobras.Que vergonha!!
Caro Ivan,
Veja a declaração do Ricardo Pessoa ao Ministério Público e a DPF de Curitiba… Aí está a explicação, ou você aceita as regras da Petrobras, ou encerra a carreira de uma empresa, de mais de 30, 40 50 anos… A Petrossauro, não dorme e tem fome 24 horas por dia…
Palavras do Ricardo Pessoa:
– “Como seria se não tivesse aceitado o pagamento de propina, como ficaria a minha empresa, como ficariam os meus funcionários?… Fiz o que fiz, pensando em todos eles”.
Sds,