SHELL SE RETIRA DE LEILÃO POR NOVAS ÁREAS DE EXPLORAÇÃO NA NORUEGA
O baixo preço do barril de petróleo faz todas as companhias do setor de óleo e gás repensarem seus projetos, portfólio e prioridades para os próximos anos. Esses fatores, além da recente aquisição da BG, foram decisivos na decisão da Shell em abandonar o processo de licitação de novas áreas de exploração na área ártica da Noruega.
Em comunicado, a anglo-holandesa afirmou que “a decisão é parte de uma otimização do portfólio global da Shell, na sequência da aquisição da BG e persistente baixa no preço do petróleo”. Mais a frente no texto, a companhia afirma, no entanto, que a Noruega é uma das principais localidades de interesse da petroleira.
A Shell faz parte da lista de empresas que participaria do 23º leilão promovido pelo governo, conforme adiantou, em dezembro, o ministro de Petróleo da Noruega, Tord Lien (foto). Os vencedores do processo licitatório serão anunciados antes de julho, de acordo com o ministro.
A rodada será composta por 54 blocos no Mar de Barents e outras três no Mar da Noruega. As regiões ficam na parte ártica do país e a Shell não obteve resultados satisfatórios nas experiências realizados no ártico dos Estados Unidos. Foram encontrados indícios de petróleo e gás no Mar de Chukchi, mas a prospecção na área requereria altos custos.
Deixe seu comentário