EDF INAUGURA NOVO ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR, NO REINO UNIDO

Vincent de RivazA geração nuclear vem ganhando espaço novamente nas decisões políticas governamentais para atender a crescente demanda energética ao mesmo tempo em que se minimizam as emissões de carbono no meio ambiente. Para este tipo de geração, alguns procedimentos devem ser adotados em nome da segurança, como depósitos secos para resíduos. O Reino Unido acaba de construir sua primeira unidade do tipo, o que permite a contínua operação da usina Sizewell B, responsável por 3% da energia do Estado, até 2035.

Esse tipo de depósito é largamente utilizado nos Estados Unidos e outros países da Europa, e faz parte da chamada tecnologia Holtec International’s Dry Fuel Storage. A solução é voltada para guardar combustível já utilizado no processo de geração de energia, dentro de uma estrutura que é soldada e então colocada dentro de um grande barril, reforçado em seu entorno com aço e concreto.

“Nós estamos continuando a fazer investimentos em segurança, para melhorar o desempenho de nossas centrais nucleares e permitir-lhes operar mais”, afirmou o CEO da EDF Energy, Vincent de Rivaz (foto) ,na cerimônia de inauguração do espaço, que ainda contou com a presença do presidente da Holtec International, Kris Singh, além da representante no parlamento de Suffolk Coastal, Therese Coffey.

A EDF possui oito plantas de geração nuclear no Reino Unido e anunciou recentemente planos para estender a vida útil das unidades de Heysham 1, Heysham 2 and Hartlepool – todas na Inglaterra – e Torness, na Escócia.

“Além de investir em nossas estações existentes, nós estamos avançando também nossos planos para a próxima geração de centrais nucleares na Grã-Bretanha, incluindo aqui em Sizewell. Estamos confiantes que iremos avançar em breve e lançar nosso projeto para dois reatores em Hinkley Point C, que irá pavimentar o caminho para a próxima fase da consulta para Sizewell C”, acrescentou Rivaz.

A unidade de Hinkley Point C será a primeira de uma nova geração de usinas nucleares no Reino Unido, único empreendimento do tipo construído nos últimos 20 anos no Estado. De acordo com o cronograma, deve começar a entregar energia já em 2025. Conforme acordo firmado no ano passado, a China General Nuclear irá adquirir 33,5% das ações da EDF no projeto de US$ 28 bilhões, para construir a planta. O contrato ainda cria bases para o desenvolvimento, em conjunto, de novas plantas em Sizewell e Bradwell, o último com reator de tecnologia chinesa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of