SHELL CANCELA INVESTIMENTO EM PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NÃO CONVENCIONAL NO CANADÁ
Não para de crescer o número de projetos postos de lado devido ao contexto de dificuldades na indústria de óleo e gás. Afetada pelo baixo preço do barril no mercado internacional, a Shell anunciou nesta semana que irá abandonar seu projeto de produção de petróleo não convencional nas areias betuminosas do Canadá, em medida que representará uma perda total de US$ 2 bilhões para a empresa. Denominado Carmen Creek, o empreendimento terá sua produção de 80 mil barris por dia interrompida em decorrência do momento ruim da indústria e da consequente necessidade de reduzir custos operacionais.
Segundo a companhia anglo-holandesa, a decisão é um reflexo da crise internacional do setor e foi tomada com base em dificuldades estruturais do projeto. Além das incertezas em investimentos no atual momento, uma das razões por trás da mudança seria a preocupação com a capacidade para transporte de petróleo bruto nos gasodutos da região. Muitos investimentos em tubulações vêm sendo adiados na área por questões regulatórias.
A construção do projeto será abandonada, mas a empresa deve manter as concessões da área e equipamentos para dar continuidade à avaliação de ativos.Em comunicado emitido ao mercado, o executivo-chefe da Shell, Ben van Beurden (foto), afirma que as adversidades vêm forçando a empresa a tomar decisões difíceis. “Estamos fazendo alterações no mix de portfólio da Shell, revendo nosso montante de opções de longo prazo em todo o mundo e gerenciando a acessibilidade e exposição no mundo atual de preços mais baixos do petróleo”, explica o executivo.
Deixe seu comentário