SHELL DESENVOLVE NOVA TECNOLOGIA PARA ARMAZENAMENTO E CAPTURA DE CARBONO
A Shell lançou nesta sexta-feira (6) em Alberta, no Canadá, seu novo sistema de captura e armazenamento de carbono (CCS). O projeto foi idealizado para capturar mais de um milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente a emissão vinda de 250 mil carros. Em comunicado, a companhia afirmou que CCS é a única maneira capaz de reduzir significativamente as emissões dos setores industriais da economia.
“A nova tecnologia representa um marco significativo dentro de um projeto bem sucedido para armazenagem e captura de carbono em escalar comercial. O projeto é um modelo a ser seguido por outros projetos fututors, a nível mundial. Junto com o governo e parceiros de joint-venture, estamos compartilhando o know-how para ajudar a tornar a tecnologia mais acessível para o setor de energia e outros setores industriais chaves”, afirmou o CEO da Shell, Ben van Beurden (foto).
O sistema irá captar um terço das emissões da Shell na planta Scotford Upgrader, que transforma areias betuminosas em óleo cru sintético. O produto depois pode ser refinado em combustível e outros produtos. O CO2 será gerado no processo será transportado por um gasoduto de 65 km e injetado mais de dois kms subterrâneos abaixo.
Batizada de Quest, a solução foi em uma joint-venture formada pela Shell Canada Energia (60%), a Chevron Canadá limitadas (20%) e Marathon Oil Canada Corporation (20%), e contou com um aporte financeiro de 865 mil dólares canadenses por parte dos governos de Alberta e do Canadá.
Deixe seu comentário