SHELL E PROOCEANO DESENVOLVEM SISTEMA PARA AUXILIAR MARINHA EM OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO

03eff34cca3543a8a7a7d96ced2e9236As empresas Shell Brasil e a Prooceano, em parceria com a Marinha do Brasil, começaram um projeto para desenvolver um sistema de planejamento e apoio à decisão em operações de busca e salvamento no mar. O investimento na iniciativa está estimado em R$ 7 milhões.

O projeto vai integrar duas áreas de pesquisa. A primeira abrange novas metodologias e modelos numéricos para a previsão da deriva de objetos no mar, através da aplicação de técnicas de modelagem computacional de partículas. Já a segunda linha aborda o planejamento das operações de busca e salvamento através de algoritmos computacionais avançados.

O Chefe do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, Capitão de Mar e Guerra José Coutinho, acredita que a parceria com a Shell e Prooceano vai garantir um ganho na qualidade na eficiência dos serviços prestados pelos Centros de Coordenação SAR [do inglês Search and Rescue]. O projeto será viabilizado pela cláusula de investimentos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e será integralmente executado no Brasil, em um prazo de três anos.

Essa parceria possui um alinhamento natural com a política e objetivos da empresa na área de segurança operacional offshore, através da adoção de tecnologias digitais avançadas. A integração e a colaboração entre as equipes da Marinha do Brasil e da Prooceano serão fundamentais na superação dos desafios tecnológicos e na entrega de um produto inovador”, afirmou o gerente de Tecnologia da Shell Brasil, José Ferrari (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of