SHELL RETOMA OPERAÇÃO DE UNIDADE DE AREIA BETUMINOSA NO CANADÁ APÓS INCÊNDIO
Após a devastação do incêndio ao longo desta semana, começam agora a ser retomadas as atividades da indústria de petróleo do Canadá. A Shell anunciou nesta quarta-feira (11) o início de operação de sua unidade de produção em areias betuminosas na região norte de Fort McMurray, sendo a primeira planta produtiva da região a ser reaberta depois do fogo. O projeto, que inclui as reservas de Muskeg River e Jackpine, tem capacidade de produzir um total de 255 mil barris de petróleo por dia, mas por enquanto está sendo operada em níveis baixos.
Com aproximadamente 29 focos que se mantém ativos devido ao calor e à intensidade do vento na região, o incêndio continua desafiando as autoridades canadenses. As paralisações no distrito de Alberta vinham sendo contabilizadas com perdas diárias de US$ 70 milhões para a indústria de petróleo, segundo cálculos da ARC Financial.
A retomada das atividades da Shell foi motivada pelo percurso das chamas, que se distanciaram mais da área produtiva, localizada a cerca de 95 km ao norte de Fort McMurray. Fechada há 7 dias, a unidade vinha sendo usada para acomodar parte das 80 mil pessoas que foram evacuadas de suas casas no desastre.
“O reinício seguro é importante para nossa companhia e nossos funcionários para que possamos contribuir com os esforços de recuperação da área de Fort McMurray”, afirmou em nota a vice-presidente para areias betuminosas da Shell, Zoe Yujnovich. Segundo ela, a retomada das operações deve auxiliar no fornecimento de combustível a bombeiros, ambulâncias e aviões.
Deixe seu comentário