SIEMENS E AIR LIQUIDE FORMA UMA JOINT VENTURE PARA DESENVOLVER E EXPLORAR O MERCADO DE HIDROGÊNIO NA EUROPA

siemensA Siemens Energy e a Air Liquide anunciaram a formação de uma parceria importante e a criação de uma joint venture dedicada à produção em série de eletrolisadores de hidrogênio renovável em escala industrial na Europa. Esta parceria franco-alemã permitirá o surgimento de uma economia sustentável de hidrogênio na Europa e promoverá um ecossistema europeu para eletrólise e tecnologia de hidrogênio. A produção deve começar no segundo semestre de 2023 e aumentar para uma capacidade de produção anual de 3 GW até 2025. A Air Liquide ficará com 25,1% e a Siemens Energy deterá 74,9% da joint venture, cuja criação está sujeita à aprovação das autoridades. Esta joint venture será sediada em Berlim e a fábrica multi gigawatts da joint venture que produz módulos de eletrólise (“stacks”) também tem previsão de ficar sediada na capital alemã, conforme anunciado no início deste ano. Esse complexo fornecerá módulos de eletrólise à ampla gama de clientes de ambos os grupos, voltados a atender o mercado em rápido crescimento.

A parceria se beneficiará de um portfólio de projetos de hidrogênio combinando os dutos da Air Liquide e da Siemens Energy, visando grandes projetos de hidrogênio emsimens escala industrial. Isso criará uma base sólida para o rápido aumento necessário das capacidades de eletrólise e, com isso, espera-se que o hidrogênio renovável competitivo esteja disponível mais cedo. Um dos primeiros projetos é o do eletrolisador Air Liquide Normand’Hy. Localizado na Normandia, na França, o empreendimento conta com capacidade de 200 megawatts (MW) previstos na primeira fase e tem montagem dos sistemas eletrolisadores prevista para ser feita no mesmo local.

Queremos ser uma força motriz na tecnologia de hidrogênio. Para tornar o hidrogênio verde competitivo, precisamos de eletrolisadores escaláveis, de baixo custo e produzidos em série. Adicionalmente, necessitamos de parcerias fortes. Juntamente com a Air Liquide, pioneira em hidrogênio há mais de 50 anos, esperamos implementar soluções inovadoras e aircolaborar para moldar esse novo mercado de hidrogênio”, disse o CEO e Presidente da Siemens Energy, Christian Bruch (foto principal).

Já o CEO da Air Liquide, François Jackow (foto à esquerda), explicou que a criação dessa joint venture franco-alemã é um passo importante para o surgimento de um ecossistema de hidrogênio renovável e de baixo carbono líder na Europa. “Ao aumentar a produção de eletrolisadores em larga escala, a Air Liquide e a Siemens Energy poderão fornecer a seus clientes acesso a grandes quantidades de hidrogênio renovável competitivo e descarbonizar suas atividades. Em linha com a sua estratégia de desenvolvimento sustentável, a Air Liquide está mais do que nunca empenhada em fazer do hidrogénio uma força motriz da transição energética e da luta contra o aquecimento global”, avaliou o executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of