SIEMENS FORNECE SOLUÇÃO PARA DETECTAR FRAUDES NA REDE ELÉTRICA DA CPFL

siemensA CPFL lançou mão de uma tecnologia da alemã Siemens para combater os famosos “gatos” em sua rede elétrica. O sistema foi instalado o último mês de julho e automatiza a análise das informações geradas pelo consumo de energia. A ideia é aumentar a capacidade de identificar variações na rede e constatar com mais agilidade possíveis fraudes.

A tecnologia da Siemens se baseia em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. A partir da leitura de dados dos medidores, são criados algoritmos que entram em uma lista de parâmetros de possíveis fraudes. Assim, o sistema gerencia essas informações automaticamente, e no caso de qualquer variação na rede, é gerado um alarme.

Antes da solução da Siemens, todo esse processo era feito manualmente, com sistemas internos e com uso de planilhas de Excel. “Esse algoritmo vai aprendendo quais informações e dados que são fraudes e a identificação passa a ser mais assertiva. Há muitas análises que são difíceis de fazer a mão e com essa solução o combate aos chamados gatos fica muito mais rápido e robusto, gerando muitos ganhos para o cliente“, explicou o desenvolvedor de negócios da área de Digital Grids da Siemens, Mario Henrique Sanchez.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of