SILNAVE ADQUIRE NOVOS MOTORES PARA TORNAR AS BARCAÇAS DE CARGAS PARA O AMAPÁ MAIS VELOZES | Petronotícias




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SILNAVE ADQUIRE NOVOS MOTORES PARA TORNAR AS BARCAÇAS DE CARGAS PARA O AMAPÁ MAIS VELOZES

silnaveA Silnave Navegação, uma das maiores transportadoras da região norte do país, com sede em Belém, no Pará, adquiriu e instalou o motor de propulsão Cat C32 da Sotreq em um dos empurradores das embarcações para atender o mercado do Amapá. A empresa está investindo em nova motorização para ganhar mais eficiência e produtividade. O diretor da companhia, Edivaldo Carvalho Neto, revela um segredo da logística na região:  “Na rota de Macapá, é preciso ter velocidade. Tem gente que está vendendo produto que ainda está na balsa, a logística virou uma coisa precisa.”  Uma das cinco embarcações da Silnave foi completamente reformada para atender a essa rapidez exigida no comércio das mercadorias. A embarcação recebeu o motor marítimo de propulsão, que oferece 1200rpm a 1800rpm, o dobro da potência dos outros equipamentos da empresa.

Veja este exemplo para se ter uma ideia das dificuldades logísticas no extremo norte brasileiro. As cargas gerais só chegam até Macapá através das operações fluviais. Não existe outra via de acesso. Com o modal rodoviário, vão até Belém e depois as carretas são embarcadas no convés das balsas para serem transportadas até o destino final.. A Silnave é uma das cinco grandes empresas locais de transporte fluvial.  A empresa  é uma gigante no transporte fluvial na região Norte. Em 2020 embarcou R$ 1,6 bilhão em mercadorias para Macapá, com acesso à capital amapaense pelo Rio Amazonas, realizando 184 viagens.

Cada comboio é composto de um empurrador capaz de levar até três balsas. As balsas, por sua vez, suportam até 35 carretas (600 toneladas de produtos) ou 1,2 mil toneladas de carga. Hoje, os comboios que partem às segundas, terças e quartas-feiras precisam chegar ao destino em 36 horas e, por isso, conduzem apenas uma balsa cada. As de sextas-feiras são duplas, levam o dobro de mercadorias, mas costumam desembarcar apenas no domingo. Essa relação produtividade/tempo começa a melhorar com a inclusão de um motor mais potente.

Responsável pelo negócio com a Silnave, o consultor de Marítimo da Sotreq Daniel Andrade afirma que a venda do motor C32 foi um marco na relação com o cliente: “Este projeto irá proporcionar uma operação mais eficiente para a Silnave, reduzindo o consumo de combustível em cada viagem, além de permitir uma visibilidade sobre os principais parâmetros do motor, através da ferramenta de monitoramento remoto da Caterpillar, o Remote Fleet Vision. Nossa cobertura de suporte ao produto, com disponibilidade de peças e técnicos dedicados, é o nosso diferencial na região.”

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