SIMPÓSIO NUCLEAR MUNDIAL FALA SOBRE AS OPORTUNIDADES E OS GRANDES DESAFIOS QUE O SETOR VIVE NESTE MOMENTO

Sama_Grossi_WNS22_WNAA diretora geral da Associação Nuclear Mundial, Sama Bilbao y León, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disseram hoje (9) em seus discursos no Simpósio Nuclear Mundial 2022, em Londres, que a fonte nuclear pode e irá enfrentar os desafios da energia. “Esperei por quase dois anos pela oportunidade de ver todos vocês pessoalmente aqui em Londres no Simpósio Nuclear Mundial. E um pouco mudou desde que assumi as rédeas da Associação Nuclear Mundial”, disse Bilbao Y León. “Desde então, o mundo percebeu que a mudança climática não só é real, mas está aqui. E apesar do investimento maciço em fontes de energia renovável, a porcentagem de eletricidade global de baixo carbono hoje é praticamente a mesma do início do século XXI”, acrescentou.

Ela disse ainda que o mundo se lembrou da importância da segurança energética e da independência energética, e como é essencial ter acesso a energia abundante 24simposio 3 horas por dia, 7 dias por semana e que por isso, está dando um outro olhar sobre a energia nuclear. Para ela, o mundo reconheceu que a transição para a energia limpa não pode deixar ninguém para trás: “À medida que avançamos para descarbonizar os sistemas globais de energia, precisamos garantir que todos os seres humanos na Terra tenham acesso a energia limpa e acessível em abundância, para que possam alcançar a qualidade de vida que desfrutamos em países de alta renda. Saúde, educação, alimentos frescos e nutritivos, água limpa, ar puro, trabalho gratificante para contribuir com a sociedade, acesso ao lazer e entretenimento”.

A diretora da Agência lembrou que países reverteram seus planos de desligar permanentemente os reatores nucleares, enquanto outros estão estendendo a vida útil da frota existente pelo maior tempo possível. Alguns países já consideram a energia nuclear como uma parte essencial de seu mix de energia para enfrentar o zero líquido: “A grande notícia é que a energia nuclear é uma das únicas tecnologias que podem produzir eletricidade e calor de baixo carbono ao mesmo tempo. o que pode ser um divisor de águas para descarbonizar toda a economia incluindo outros setores difíceis de reduzir além da eletricidade, como processos industriais, aquecimento e resfriamento de edifícios, transporte marítimo, geração de hidrogênio ou produção de água doce.”

simposio“Precisamos investir em nós mesmos, estabelecendo infraestruturas humanas, físicas, comerciais e institucionais que permitirão que o setor nuclear global realmente cresça rapidamente para atender às necessidades urgentes e maciças de descarbonização. Realmente não temos tempo a perder. Temos menos de 30 anos para chegar a emissões líquidas zero. A energia nuclear oferece uma oportunidade de ouro para construir um mundo mais limpo e mais justo, no qual todos tenham acesso a energia limpa, abundante e acessível e uma alta qualidade de vida. Neste Simpósio Nuclear Mundial 2022 , exploraremos juntos esses desafios e traçaremos caminhos para aproveitar essas oportunidades. É hora de a indústria nuclear enfrentar o desafio energético. Não temos tempo a perder. E nós podemos fazer isso“, finalizou Sama.

Para Rafael Grossi, Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, o mundo está no momento decisivo. E a guerra entre Rússia e Ucrânia preocupa muito:  “Estamos em um momento decisivo para a energia nuclear. Ainda mais crucial, o mundo está em um ponto crucial em sua transição para um futuro energético mais sustentável, seguro e estável. Teremos de enfrentar vários desafios. A ameaça de um acidente na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. Apenas alguns dias atrás, liderei uma equipe de especialistas da AIEA em segurança, proteção e salvaguardas para aquele local. Visitamos áreas-chave e estabelecemos uma presença contínua da AIEA lá. Estou fazendo tudo ao meu alcance para reduzir a chance de um acidente em Zaporizhzhia, porque pode representar uma grande ameaça à vida e aos meios de subsistência das pessoas na usina e das comunidades ao redor. Um acidente também teria um efeito assustador na aceitação da energia nuclear pelas pessoas.”

“ É imperativo que sejamos proativos no enfrentamento dos desafios do setor, como harmonização e padronização regulatória, porsimposio 1 exemplo. Durante anos, os SMRs (pequenos reatores modulares) têm sido a tecnologia de amanhã, mas eles precisam passar do desenvolvimento para a implantação segura e a tempo de fazer a diferença para as indústrias e países que os aguardam ansiosamente. Precisamos continuar trabalhando em questões que são de interesse compreensível para os governos e o público em geral. Então vamos trabalhar juntos. Temos algumas oportunidades empolgantes chegando, incluindo a conferência ministerial de energia da AIEA nos Estados Unidos em outubro deste ano e a COP27 no Egito, algumas semanas depois. Cabe a nós fazer acontecer”, concluiu Grossi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of