SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE OPERADORES É INAUGURADO EM ANGRA 1
A usina nuclear Angra 1 conta com um novo simulador para treinamento dos operadores licenciados a trabalhar na Unidade. A companhia estima uma economia anual de R$ 3 milhões com o fim da necessidade de enviar profissionais para formação, requalificação e licenciamento de operadores em países como Estados Unidos e Espanha. O equipamento está instalado na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
Situações em condições normais, perturbadas e acidentais de operação são recriadas pelo simulador para treinar os operadores. A simulação se dá através da atuação nos painéis de controle da sala de controle e nos painéis de desligamento, uma réplica dos painéis da Usina, contendo todos os controles, dispositivos de proteção, sistemas de processo e sistemas auxiliares associados da Usina Nuclear Angra 1. É um treinamento que reproduz o comportamento operacional da Unidade.
Ao todo, se passaram três anos desde a assinatura do contrato até os testes de disponibilidade. A capacidade do simulador é de até 11 turmas por ano, cada uma com aproximadamente cinco alunos e com carga horária de 60 horas por treinamento.
Deixe seu comentário