SOBE A EXPECTATIVA DA RETOMADA DAS OBRAS FINAIS DO GASODUTO NORD STREAM 2

swswswsA construção do gasoduto Nord Stream 2 foi paralisada há cinco meses, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções que obrigaram a suspender as obras. Agora, a construção do gasoduto mais polêmico do mundo está prestes a entrar na reta final de uma disputa que colocou os Estados Unidos contra a Rússia e contra alguns de seus aliados mais próximos. Após uma viagem de três meses pelo globo, o Akademik Cherskiy, navio russo de colocação de dutos,  é o principal candidato para finalizar o projeto. O navio ancorou no porto alemão, onde as demais seções do gasoduto aguardam a instalação.

A Nord Stream 2 AG, operadora do projeto da russa Gazprom e financiado por algumas das maiores empresas de energia da Europa, confirmou que segmentos do gasoduto estão armazenados no porto, mas não quis comentar se a chegada do Akademik Cherskiy significa que o reinício da construção é iminente.

A ameaça de sanções norte americana  é uma “discriminação ilegal contra empresas europeias”, afirmou a Nord Stream 2 em um comunicado. Apesar das sanções, o diretor-presidente da Gazprom, Alexey Miller, disse que a Rússia tem os meios para construir a seção restante por conta própria, sem especificar como. As atividades em andamento no porto de Mukran, em meio aos bloqueios pela pandemia de coronavírus, enfatizam a importância estratégica do projeto. A instalação, localizada na ilha de Rügen, a cerca de 300 quilômetros ao norte de Berlim, é um importante ponto do centro logístico do  Nord fcfccccStream 2, que começou a receber segmentos do gasoduto em 2016.

Dados de rastreamento de navios mostram que uma embarcação de dragagem operada por uma empresa terceirizada  da Nord Stream 2 e um navio lançador   russo também estão nas proximidades. O Akademik Cherskiy partiu do mar do Japão em fevereiro, antes que o Covid-19 paralisasse as economias europeias. Enquanto navegava do Pacífico, em para o Mar Báltico, os preços de referência europeus para o gás natural caíram mais de 40%, para mínimas históricas, durante a viagem do navio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of