SOLAR VOLT ENTREGA USINA FOTOVOLTAICA PARA A LYRA ENERGIA AMPLIAR SUA ATUAÇÃO NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM MINAS

felipeA Solar Volt Energia,  integradora solar de Minas Gerais, concluiu a entrega de uma usina fotovoltaica com 1,3 megawatt-pico (MWp) de potência instalada para a Lyra Energia – empresa mineira que atua no setor de Geração Distribuída (GD). O projeto, denominado como Lyra II, trata-se de uma fazenda solar com capacidade para gerar 172.000 kWh/mês, volume suficiente para abastecer o consumo mensal de aproximadamente 700 residenciais brasileiras. O empreendimento, localizado no município de Betim (MG), foi construído em uma área até então inutilizada de cerca de 10 mil m² em uma das propriedades da empresa. Este é o segundo projeto fotovoltaico que a SolarVolt realiza para a Lyra Energia. O primeiro foi uma usina de telhado de 405 KWp, a Lyra I, construída em 2019 próximo ao local do novo ativo.

De acordo com Felipe Costa (foto principal), diretor da Lyra Energia, a produção de suas duas usinas é totalmente destinada para comercialização. Nesse modelo de negócio, asolar empresa aluga parte da sua geração para abastecer o consumo energético de clientes de baixa tensão que desejam obter descontos na sua conta de luz, além de aderir a uma fonte sustentável. Para o empreendedor, a construção de usinas fotovoltaicas é uma oportunidade de investimento e uma segunda fonte de renda, que surgiu quando ele percebeu que tinha um grande espaço inutilizado nos imóveis de sua família e que essa área poderia ser mais rentável com a implantação de sistemas solares para venda de energia: “Quando entramos em contato com a SolarVolt vimos que estávamos tratando com uma empresa muito séria, com um corpo técnico muito robusto e capaz e isso nos animou a fazer essa parceria. Ficamos tão satisfeitos com o resultado do primeiro projeto que fechamos com eles essa segunda usina, três vezes maior”, afirmou.

gabrielAtualmente, com apenas quatro meses de operação, a Usina Lyra II atende 48 clientes e sua produção já está 100% locada. De acordo com o fundador da empresa, devido ao sucesso dos seus projetos e a alta procura de novos clientes pelo seu negócio, a Lyra construirá uma nova usina fotovoltaica de 2.5 MWp ainda este ano. Atualmente, o investimento para a implementação de uma usina solar custa em média R$ 5 milhões por megawatt instalado. Apesar de alto, esse tipo de investimento conta com várias opções de financiamento e o retorno para esse tipo de aplicação costuma ser muito rápido, levando uma média de cinco a seis anos para ser recuperado. “Estamos muito felizes e honrados com a realização desse projeto e esperamos que a nossa parceria com a Lyra Energia ainda nos gere muitos outros frutos no futuro”, afirma Gabriel Guimarães, Diretor Comercial da SolarVolt Energia.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of