ESTADOS UNIDOS TOMAM UM NAVIO PETROLEIRO “FANTASMA” NA COSTA DA VENEZUELA NA PRIMEIRA AÇÃO MILITAR USANDO SOLDADOS
As forças militares americanas apreenderam um petroleiro na costa da Venezuela, numa ação bastante ousada, usando soldados fortemente armados desembarcando de um helicóptero. É a primeira grande ação usando miliares ostensivamente, marcando uma forte escalada na campanha de pressão de Washington contra o governo do ditador sanguinário Nicolás Maduro. “Acabamos de apreender um navio-tanque na costa da Venezuela – um navio-tanque grande, muito grande, o maior já apreendido, na verdade“, disse Trump a repórteres na Casa Branca. Ao divulgar um vídeo da apreensão, a Procuradora-Geral Pam Bondi descreveu a embarcação como um “petroleiro usado para transportar petróleo bruto proveniente de sanções da Venezuela e do Irã”. Caracas denunciou a ação, classificando-a como um ato de “pirataria internacional“. Anteriormente, o ditador Maduro declarou que a Venezuela jamais se tornaria uma “colônia petrolífera”.
O governo Trump acusa a Venezuela de contrabandear narcóticos para os EUA e intensificou seus esforços para isolar Maduro nos últimos meses. Pam Bondi, que
lidera o Departamento de Justiça dos EUA, disse que o FBI, o Departamento de Defesa, o Departamento de Segurança Interna e a Guarda Costeira dos EUA coordenaram a apreensão. “Durante vários anos, o petroleiro foi alvo de sanções dos Estados Unidos devido ao seu envolvimento em uma rede ilícita de transporte de petróleo que apoiava organizações terroristas estrangeiras”, escreveu o procurador-geral do país no X. Imagens compartilhadas por Bondi mostram um helicóptero militar pairando sobre um grande navio e tropas descendo ao convés por meio de cordas. Homens uniformizados aparecem no vídeo circulando pelo navio com armas em punho.
Um alto oficial militar disse à CBS, parceira americana da BBC, que os helicópteros usados na operação partiram do USS Gerald Ford, o maior porta-aviões do mundo, que foi enviado ao Caribe no mês passado. A operação envolveu dois helicópteros, 10 membros da Guarda Costeira e 10 fuzileiros navais, além de forças especiais.
Questionado por repórteres sobre o que os EUA fariam com o petróleo do navio-tanque, Trump disse: “Vamos ficar com ele, eu acho… Presumo que vamos ficar com o petróleo.” A empresa de gestão de riscos marítimos Vanguard Tech identificou a embarcação como Skipper e afirmou acreditar que o navio vinha “mascarando” sua posição – ou seja, transmitindo uma localização falsa – há muito tempo. O registro de escalas do navio Skipper mostra que ele fez escalas no Irã, Iraque e Emirados Árabes Unidos entre 30 de junho e 9 de julho deste ano. Sua parada mais recente, segundo o MarineTraffic, foi no porto de Soroosh, no Irã, em 9 de julho. O MarineTraffic mostra que a embarcação esteve perto do Irã pela última vez em meados de setembro, antes de chegar à costa da Guiana no final de outubro e ter se movimentado minimamente desde então. Esses dados podem estar incompletos ou incorretos devido a manipulação de dados. A MarineTraffic lista o beneficiário final e operador como a Thomarose Global Ventures Ltd, sediada na Nigéria, e o proprietário registado como a Triton Navigation Corp., sediada nas Ilhas Marshall.

publicada em 11 de dezembro de 2025 às 11:00 




