faixa - nao remover

STATE GRID PRETENDE FECHAR ACORDO PARA AQUISIÇÃO DE ATIVOS DA ABENGOA ATÉ JUNHO

2015-11-30-AbengoaApós meses de indefinição, o setor brasileiro de transmissão pode estar próximo de resolver um de seus maiores imbróglios. A chinesa State Grid, maior empresa de energia elétrica do mundo, segue avançando nas negociações e espera fechar um acordo para aquisição dos ativos da Abengoa no Brasil até junho. Caso seja confirmada, a compra deve levar à retomada de diversos projetos que hoje se encontram paralisados em meio à recuperação judicial da companhia espanhola, aprovada pela Justiça no último mês de março.

A informação foi anunciada nesta semana pelo vice-presidente da State Grid, Ramon Haddad. O plano da empresa é adquirir os ativos e progredir em um acordo de perdão com o governo e os órgãos reguladores por eventuais atrasos na construção de linhas de transmissão. Além disso, a operadora pretende obter uma extensão no prazo de concessões detidas pela Abengoa.

O objetivo, segundo Haddad, é viabilizar os negócios sem que seja necessário elevar a receita anual das linhas que já se encontram sob negociação, o que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou previamente que não será autorizado.

O modelo do acordo de compra ainda não foi inteiramente definido e poderá contar com a entrada de outro parceiro, disse Haddad. O cenário, no entanto, é menos provável. A companhia chinesa negocia hoje diretamente com a Abengoa e mira retornos em todos os projetos. No total, a empresa espanhola paralisou obras de cerca de 6 mil km de linhas de transmissão no país que estavam em diversas etapas de construção.

Com a aprovação de seu plano de recuperação judicial em março, a Abengoa obteve o apoio de credores para um acordo de suspensão de dívidas, o que deve aliviar seu caixa para a retomada de negócios ao longo dos próximos meses. A medida tem como meta reduzir o endividamento total de € 9,4 bilhões acumulado pela empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of