STATOIL COMPRA FATIA DE EMPRESA SUECA E FOCA EM ATIVOS NA NORUEGA
A Statoil vem dando maior foco a suas operações no norte da Europa e as perspectivas são de maior retorno pelos próximos meses. A companhia norueguesa anunciou nesta semana a compra de uma fatia de 11,9% na sueca Lundin Petroleum, em acordo que foi fechado por US$ 539,5 milhões. Realizada no mercado de ações, a aquisição tem como objetivo ampliar as operações da empresa na costa da Noruega, onde detém ativos de produção junto à petroleira da Suécia.
Entre os projetos partilhados pelas duas companhias está o campo de Johan Sverdrup, descoberta de grande porte na região operada pela Statoil com 40% e pela Lundin com 22,6%. Com o novo negócio, a empresa busca aumentar sua presença nas áreas de exploração da plataforma continental norueguesa.
Segundo o presidente da Statoil, Eldar Saetre (foto), a região pode ser considerada a “espinha dorsal” dos projetos da companhia. “Nós consideramos essa uma participação a longo prazo”, afirma o executivo, em comunicado. “Essa transação indiretamente fortalece nossa participação total na criação de valor nesses importantes e altamente valiosos ativos”.
Deixe seu comentário