SUBMARINO NUCLEAR RUSSO FICA À DERIVA EM ÁGUAS DINAMARQUESAS E DÁ SUSTO EM TODA TRIPULAÇÃO

subUfa! Ainda bem que não passou de um susto. Um daqueles, mas só um susto que deixou marinheiros russos e dinamarqueses de cabelo em pé. Um incidente acontecido no dia 30 de julho nas águas movimentadas próximas de  Århus, segunda maior cidade da Dinamarca, agora foi relatado, mesmo que em partes, mas mostrou uma grave situação com um submarino nuclear russo, o Orel. Ele e dois outros navios da Frota do Norte russa haviam navegado algumas horas, antes da Ponte do Grande Belt, saindo do Mar Báltico em direção a Skagerak. Como é normal, quando os navios da marinha russa estão em trânsito pelas águas territoriais da Dinamarca, a marinha dinamarquesa está de guarda. Na sexta-feira passada, foi a embarcação de patrulha  dinamarquês HDMS Diana  que escoltou o submarino e os navios de guerra russos. O Orel estava navegando junto com o rebocador da marinha Altay e um navio destruidor de mísseis anti-submarinosub2 Vice-Almirante Kulakov  quando teve problemas de propulsão e começou a derivar. A Marinha dinamarquesa descreveu a situação como “dramática” quando o submarino gigante  da classe Oscar-II  derivou em direção à ilha de Sejerø.

O Orel é um submarino da classe Oscar-II de quase 30 anos, movido por dois reatores nucleares, e normalmente  armado com mísseis de cruzeiro e torpedos. A classe é famosa pelo terrível acidente com  Kursk  em  agosto de 2000, quando uma explosão no compartimento do torpedo explodiu a parte frontal do submarino que afundou e matou todos os 118 tripulantes sub5a bordo durante um exercício no Mar de Barents.

 Depois de um tempo, o submarino russo conseguiu voltar a andar e todo o equipamento de reboque foi retirado. “Do Diana, acompanhamos de perto a situação no submarino e nosso pensamento rapidamente se voltou para o filme A Caçada ao Outubro Vermelho, quando vimos todas as pessoas no convés do submarino”, disse a tripulação do navio patrulha dinamarquês. : “Muito emocionante de testemunhar de perto.” A marinha russa não divulgou nenhuma informação sobre o motivo da perda da proposição do submarino ou se o incidente estava relacionado à operação dos reatores nucleares ou quaisquer outras partes dos sistemas auxiliares.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of