SUÉCIA INAUGURA RODOVIA ELÉTRICA PIONEIRA NO MUNDO
Enquanto no Brasil mal conseguimos ter estradas sem buracos para a passagem dos caminhões, a Suécia já está em outro patamar de discussão, tendo inaugurado nos últimos dias a primeira rodovia elétrica do mundo. O projeto, que ficará dois anos em testes, funciona a partir de um pantógrafo (similar ao do pão de açúcar, no Rio de Janeiro, só que a poucos metros do chão), combinado com um sistema de acionamento híbrido.
A inovação é parte de um plano do país escandinavo para ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030, sendo que hoje ele é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 da Suécia, com quase metade disso sendo originado pelo transporte de mercadorias.
O sistema, desenvolvido pela Siemens em parceria com a Scania, conta com sensores que permitem que o pantógrafo seja conectado e desconectado da catenária a velocidades de até 90 km por hora. Os caminhões equipados com o sistema são alimentados pela fiação de catenárias aéreas à medida que se movimentam, permitindo sua viagem sem emissões locais.
“De longe, a maior parte das mercadorias transportadas na Suécia passa pelas rodovias, mas apenas uma parte limitada delas pode ser transferida para outros tipos de modal. É por isso que temos de libertar os caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis, para que eles também possam ser utilizados no futuro. Rodovias elétricas oferecem essa possibilidade e são um excelente complemento para o sistema de transporte”, afirma o estrategista-chefe da Administração de Transportes da Suécia, Anders Berndtsson.
Além deste projeto, a Siemens está desenvolvendo outro similar na Califórnia, em colaboração com a Volvo em nome do Distrito de Controle de Qualidade da Costa Sul (SCAQMD). Os testes serão realizados ao longo de 2017 para ver como diferentes configurações de caminhões interagem com a infraestrutura rodovia elétrica nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.
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