SUSPENSÃO DAS OBRAS DE ANGRA 3 LEVA ANDRADE GUTIERREZ A DEMITIR MAIS DE MIL TRABALHADORES

andradeO cenário já estava armado e a confirmação do que muitos esperavam veio nesta semana. A Andrade Gutierrez iniciou um processo de demissão em massa na obra de Angra 3, após a suspensão do seu contrato para obras de construção civil na usina nuclear. Ao todo, 1.125 funcionários foram dispensados de seus postos e o sindicato local prevê que as demissões podem chegar até 2.000 trabalhadores. A obra se encontra completamente parada.

As demissões acontecem pouco mais de uma semana após a suspensão por 90 dias, prorrogáveis por mais 120, imposta à companhia. Com isso, a expectativa de que a usina fique pronta em 2018 começa a diminuir.

Outro fator que colabora para um possível, e cada vez mais provável, atraso na entrega de Angra 3 é contrato de montagem eletromecânica, sob responsabilidade do consórcio formado pela Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Techint e EBE. Dessas, apenas a última não desistiu das obras por falta de pagamentos.

O motivo da suspensão do contrato das obras de construção civil ainda não foi revelado pela Eletronuclear. Em nota, a estatal disse que a responsabilidade sobre os contratos dos trabalhadores é de responsabilidade da construtora contratada.

As obras de Angra 3 entraram no radar da Operação Lava Jato com a prisão do ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro, suspeito de receber propina de empreiteiras.

6
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
BiffyJorge CamargoKalashJucao Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
biffy
Visitante
biffy

Como não poderia ser diferente… Sobrou para o “Peixe com Banana”. A massa!

Jucao
Visitante
Jucao

A injustiça é que os sr diretores das empreiteiras mandam demitir o trabalhador e ficam engravatados em seus escritorios com o seu garantido…..

Kalash
Visitante
Kalash

Esse nosso país é uma vergonha! Como pode uma obra desse porte e de extrema importância para o país ser paralisada! Sinceramente, cada dia que passa sinto mais nojo desse corja de governantes! Há menos de 3 meses, o Sr. Ministro de Minas e Energia foi ao Fantástico dizer que essa obra nunca pararia e o que se viu foi o oposto! Para mim, política é no “fio do bigode” falou tem que cumprir! Você deveria é pedir para sair Sr. Ministro ou pelo menos voltar em rede nacional e pedir desculpas aos milhares de trabalhadores que dependiam desse empreendimento… Read more »

Biffy
Visitante
Biffy

Caro Kalash, Desde o “GOLPE”, praticado pela instituição de nossa primeira republica, nada diferencia ao que estamos vivenciando… São golpes atrás de golpes. Expulsamos o governo Português daqui, para tornarmos um pais independente, livre da coroa portuguesa, para deixarmos de ser colonia e sim um pais, com regras claras em busca do crescimento, desfrutando de toda a riqueza que este pais pode ter. Infelizmente, pode parecer estranho, mas isso aconteceu, à exatos 126 anos, e a desorganização, interesses e poderes, já eram desde então disputados… Pois bem passaram estes anos e nossos representantes,vereadores,prefeitos,governadores, deputados e senadores, passaram a discutir em… Read more »

Jorge Camargo
Visitante
Jorge Camargo

Caros Biffy, Kalash e Jucao,

Vergonha somos nós.

A Massa de Bananas.

Biffy
Visitante
Biffy

Caro Jorge, Deve-se levar em consideração, que com uma máquina funcionando, cada elemento tem sua importância no desempenho de cada função e até que haja o desgaste de uma de suas partes por falha na manutenção, essa peça deve ser substituída… Um diagnóstico errado, culmina com o agravamento da situação e consequências sérias… Um cidadão comum em seu dia a dia, tenta fazer e se dedicar ao negócio que pratica e levar o sustento e bem estar de seus dependentes. Neste período em que esta preocupado com seu trabalho e produção, pouco sabe ou se informa, dos descaminhos de um… Read more »