TAG, TBG E NTS SE UNEM PARA MELHORAR O SISTEMA DE TRANSPORTE DO GÁS E AMPLIAR A OFERTA DE SERVIÇOS AOS AGENTES

Érick-Portela-Pettendorfer-277x300As principais companhias de transporte de gás do país, a TBG, a NTS e a TAG firmaram uma parceria para compartilhamento do Portal de Oferta de Capacidade (POC), ferramenta digital alinhada com a Nova Lei do Gás e primeiro marketplace do mercado. O acordo entre as transportadoras prevê coparticipação administrativa, de desenvolvimento, manutenção e operação da plataforma digital, a qual permite que agentes de outros segmentos da cadeia do gás natural também participem do marketplace. A cada cinco anos, uma das empresas será a responsável pela gestão, num sistema de rodízio. A primeira gestora será a TBG, presidida por Erick Portela (foto principal).

O executivo acredita que essa parceria inédita com a NTS e a TAG representa um momento significativo para o setor, que promove avanços importantes ao mercado nacional de gás: “O marketplace, criado pela TBG e lançado em julho de 2020, é uma ferramenta muito importante, que estabelece um cenário favorável à livre negociação. Nesse ambiente digital, os vários agentes de mercado podem estabelecer parcerias, a exemplo do que está sendo feito pelas transportadoras, visando novos tipos de negócio por meio da inovação. É o conceito de shopping center, em que as empresas de toda a cadeia produtiva de gás natural podem estar presentes, oferecendo seus produtos e serviços em um mesmo espaço virtual. E, diante desse novo cenário, as transportadoras, que são um elo importante do setor, passam a assumir o papel de protagonistas. Portanto, temos que estar preparados para atender às novas demandas de mercado, na velocidade em que surgirão e num nível de exigência cada vez maior.”

1562721650228Já para Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG, além de facilitar a coordenação e visibilidade das ofertas de capacidade das transportadoras, o POC contribuirá para o processo de integração das áreas de mercado, o que é fundamental para dar maior liquidez às transações comerciais e o consequente desenvolvimento da cadeia de gás natural no País. “Em 2021, demos passos importantes para a ampliação da oferta de serviços de transporte aos agentes interessados em acessar o sistema e um deles é o POC. Por meio desta plataforma única, poderemos conduzir processos de Chamada Pública ou mesmo ofertar contratos na modalidade de serviço extraordinário para nossas malhas de transporte de forma muito mais dinâmica”, declarou.

wonnSegundo Wong Loon (foto à esquerda), Presidente da NTS, além de facilitar a aquisição de produtos pelos carregadores, o portal único poderá disponibilizar novas funcionalidades ao mercado. “Entendemos que esta unificação tornará todo o processo de compra de capacidade mais dinâmico. Graças a esta interconexão com a TBG e com a TAG, as chamadas coordenadas se tornarão mais simplificadas, com o mesmo carregador adquirindo capacidade de entrada e saída de empresas diferentes. Nossa expectativa é de iniciar a oferta de produtos da NTS pelo POC ao longo do segundo semestre deste ano.”

Para entender melhor, o Portal de Ofertas é uma ferramenta pioneira no mercado de gás do Brasil que oferece ao usuário uma experiência similar à das principais plataformas de comércio eletrônico, respaldada por sofisticados  softwares. Em poucos cliques é possível se cadastrar e contratar os produtos ofertados no Sistema de Transporte que integra as diversas fontes de suprimento: bacias de produção nacional (onshore e offshore), Bolívia e terminais de GNL, permitindo a competição e a movimentação por uma rede de gasodutos que integra Estados que representam mais de 90% do PIB industrial brasileiro. A plataforma, adaptada e atualizada, será lançada ainda no segundo semestre de 2021.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of