TAXONOMIA DA UNIÃO EUROPEIA DEVE LEVAR BLOCO A NOVOS PROJETOS NUCLEARES

PENTAX Image

O impacto da nova taxonomia da União Europeia (UE), um sistema que classifica quais investimentos são sustentáveis, provavelmente apoiará o crescimento da energia nuclear em alguns países do bloco. Em 2021, as emissões do ciclo de vida geradas por usinas nucleares emitiram 99,7% menos eqCO2/TWh que as usinas a gás europeias; e 99,8% menos que as usinas a carvão do continente. O dado faz parte de uma recente análise feita pela Rystad Energy. A taxonomia da UE descreve quais tipos de usinas nucleares estão dentro de uma faixa aceitável, principalmente com base na segurança. As usinas nucleares existentes que possuem reatores do tipo Geração III serão incluídas na taxonomia se as plantas forem atualizadas com frequência para os mais recentes padrões de segurança e eliminação de resíduos.

Embora os reatores da Geração III possam ser definidos de diferentes maneiras, eles geralmente são entendidos como tendo baixa produção de resíduos, alta eficiência, sistemas de segurança passiva e vida útil média de cerca de 60 anos. Construídos desde meados da década de 1980, apenas cerca de 14,5 GW de reatores europeus provavelmente serão considerados Geração III. E sob a taxonomia, depois de 2040, essas plantas não caberão mais no projeto. A taxonomia inclui reatores Geração III+ e Geração IV também. Os reatores da Nova Geração III+ têm luz verde até 2045, enquanto os reatores da Geração IV estão incluídos indefinidamente.

nuclearA Rystad Energy espera que cerca de 48,28 GW da frota nuclear europeia de hoje seja desativada até 2035 – com apenas 26,51 GW de capacidade adicionada durante esse período – causando uma perda líquida de geração nuclear de 21,77 GW. Considerando que a maioria das usinas previstas para desligamento na UE são reatores da Geração II, a taxonomia não salvará esses projetos. É mais provável que as usinas da Geração III+ que foram propostas se tornem viáveis, e assumimos que, no máximo, a taxonomia da UE poderia trazer cerca de 20-25 GW de nova capacidade.

Adicionalmente, a taxonomia da UE também pode evitar que os reatores da Geração III sejam desativados, mas esses projetos provavelmente continuariam por mais tempo, independentemente. Enquanto isso, os reatores da Geração IV estão em discussão desde o início dos anos 2000, mas ainda estão apenas em estágio conceitual. A comercialização, o planejamento e a construção são improváveis antes de 2035. Embora a energia nuclear não tenha um objetivo explicitamente declarado de substituir o carvão, os países que têm programas nucleares favoráveis podem ver isso como uma oportunidade de substituir as usinas de carvão por mais reatores em vez de gás natural.

nuclearA empresa de pesquisa energética acredita que é altamente provável que o aumento do financiamento para energia nuclear dê início às usinas da Geração IV, que podem entrar em operação na década de 2040. Além de aumentar as novas instalações, há aproximadamente 9,4 GW de capacidade inativa de usinas nucleares que poderiam ser reiniciadas na Europa, com um prazo médio de cerca de 12 meses. Essas usinas estão distribuídas na Alemanha, Suécia e Espanha.

A Europa está entre uma rocha e um lugar difícil – a taxonomia é uma tentativa de suavizar o aperto. A Alemanha, por exemplo, está considerando uma possível reviravolta em sua agressiva eliminação nuclear por temores de energia, e países de todo o continente estão aumentando o uso de carvão para reduzir a dependência de gás. Apesar das ambições da taxonomia, os países europeus devem priorizar a segurança energética no curto prazo. A longo prazo, no entanto, esperamos que a energia renovável e o armazenamento se tornem a base do sistema energético europeu”, avaliou o analista sênior da Rystad, Lars Nitter Havro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of