TECON DE RIO GRANDE REGISTRA UM AUMENTO NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES COM CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES
A Wilson Sons vem registrando, este ano, um forte aumento nas exportações através do Tecon Rio Grande (RS). Considerado um dos mais importantes terminais do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul, o Tecon Rio Grande é a porta de entrada e saída do Rio Grande do Sul para o mundo, tornando-se, ao longo de seus 26 anos de operação, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Com mais de 3 mil clientes importadores e exportadores, o terminal recebe as principais linhas marítimas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os mercados globais a partir de 13 clientes armadores. Nas atividades do Tecon Rio Grande, as exportações representam 74%, e as importações, 26%. Mais de 600 variedades de mercadorias, como peças, produtos químicos, resinas e plásticos, chegam provenientes de mais de 50 países, como China, Estados Unidos, Marrocos, Bélgica e Singapura. Já produtos como resinas, frango congelado, madeira, carne suína e móveis são destinados aos Estados Unidos, China, Peru e Arábia Saudita.
Com 900 metros de cais, o Tecon Rio Grande possui 735 mil m² de área total, com capacidade estática de 30 mil TEU, 20 mil m² de armazéns para carga geral e especiais, e 10 gates totalmente automatizados para a entrada e saída do terminal, além de 2.800 tomadas para contêineres refrigerados (reefer). Sua estrutura possui nove guindastes de cais do tipo Ship-to-Shore (STS), capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura, e 22 guindastes de pátio do tipo Rubber-Tyred Gantry (RTG), pontes rolantes sobre rodas utilizadas na movimentação dos contêineres no pátio, além de dois Mobile Cranes (guindaste controlado por cabos), nove Reach Stackers (empilhadeiras de contêineres), e 56 tratores de pátio.
O terminal observa um aumento significativo nas vendas externas de carne de suínos, que cresceram 57% nos sete primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2022, impulsionadas por países asiáticos. Os principais destinos foram China, Hong Kong e Singapura. No período, as exportações de carne suína pelo terminal gaúcho totalizaram 7.199 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), o equivalente a 3.620 contêineres, contra 4.578 TEU (2.307 contêineres) no acumulado de janeiro a julho de 2022. Este ano, o volume somou 102.051 toneladas do produto, enquanto em igual período de 2022 havia registrado 64.751 toneladas.
A empresa considera que alguns fatores influenciaram o aumento nas exportações de carne suína no Tecon Rio Grande, como a recuperação de market share, pois os exportadores locais optaram por embarcar um volume maior pelo terminal gaúcho, do que por Santa Catarina, em comparação ao ano passado. A entrada em operação da linha marítima NeoSamba também foi um dos fatores, pois com navios maiores e rota direta do Norte da Europa a Rio Grande, houve uma melhoria no tempo de trânsito das mercadorias, trazendo maior agilidade e eficiência à operação, segundo um comunicado da companhia. Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, diz que o terminal é o mais automatizado do Brasil e tem um papel relevante para a logística das empresas gaúchas, “oferecendo uma alternativa segura e eficiente para a movimentação de diferentes tipos de carga. Além da localização estratégica e dos investimentos realizados, a retomada da confiabilidade das escalas está garantindo uma expressiva recuperação de market share”.
Deixe seu comentário