TEMPESTADE NO RIO ARRASTA A P-70, QUE FICOU À DERIVA DEPOIS DE BATER NUMA PRAIA DE NITERÓI

p-70A tempestade que caiu sobre o Rio de Janeiro nesta noite de quinta-feira (30) provocou um acidente com o navio-plataforma P-70, da Petrobrás. A embarcação ficou à deriva e foi bater nas praias de Niterói. Uma confusão que assustou os moradores da região. Durante o incidente, outro navio, o rebocador Starnav Sirius também sofreu danos. Depois do susto, a P-70 foi reconduzida ao local onde ficará fundeada, conforme declarou a Petrobrás em nota enviada ao Petronotícias:

“Por conta do temporal e os fortes ventos que atingiram a região metropolitana do Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (30/01), houve um deslocamento da P-70, durante o processo de ancoragem da plataforma para próximo da costa, em Niterói. A Petrobras já reconduziu a unidade à área onde ficará fundeada na Baía de Guanabara. Não houve vítimas. A Petrobras está apurando as causas da ocorrência”.

De manhã, a plataforma, que foi trazida desde a China em cima do navio Boka Vanguard, passou pela manobra de liberação. Na operação, chamada float-off, o Boka Vanguard submergiu e descarregou a P-70 na Baía de Guanabara para passar por atividades de comissionamento durante 30 dias. As autoridades portuárias estavam considerando tudo tranquilo, porque a região tem águas abrigadas, que atendem a todos os requisitos técnicos de segurança. Mas não contavam com a força da natureza. Os ventos da tempestade que atingiram o Rio de Janeiro passaram de 60 quilômetros e levaram a P-70 até a margem de Niterói.

NAVIO REBOCADOR DA STARNAV SOFREU AVARIAS

starnav

Rebocador Sirius foi afetado durante o acidente provocado pela tempestade

Segundo as primeiras informações, os cabos de fundeio do FPSO se partiram durante a tempestade e a unidade se deslocou na direção de Niterói. As primeiras apurações indicam que enquanto a P-70 estava à deriva, o rebocador Starnav Sirius foi arrastado pela plataforma e jogado contra as pedras. Com o incidente, o Sirius sofreu avarias em boreste, na proa. A foto ao lado mostra o navio parcialmente inclinado.

Conforme noticiamos mais cedo, na manhã desta quinta-feira, a operação de liberação da P-70 deu certo e não houve qualquer contratempo. Considerada uma das manobras mais importantes e delicadas na fase de pré-operação do FPSO, a atividade foi concluída perto da Escola Naval do Rio de Janeiro. De acordo com o cronograma inicial, nos próximos 30 dias, a P-70 passaria pelas atividades de comissionamento, nacionalização da estrutura e os preparativos para prosseguimento da viagem com destino ao campo de Atapu, na Bacia de Santos.

Este é o segundo incidente envolvendo a unidade em menos de um mês. Para lembrar, um trabalhador morreu e outros cinco precisaram de atendimento médico após a ingestão acidental de álcool etílico enquanto a plataforma estava a cerca de 51,8 km da costa da cidade de Durban, na África do Sul. A P-70 chegou na semana passada ao Porto do Rio de Janeiro. A unidade tem capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e faz parte da série de plataformas replicantes da Petrobrás.

Veja a galeria de fotos do acidente (clique para ampliar):

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luiz Felipe de Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luiz Felipe de Oliveira
Visitante
Luiz Felipe de Oliveira

Tudo errado a notícia sobre o starnav sirius. Que não foi arrastado e bateu nas pedras.
Foto foi tirada em outro local distante da plataforma

Luiz Felipe de Oliveira
Visitante
Luiz Felipe de Oliveira

Tudo errado sobre starnav Sirius