TEMPESTADE DESLIGOU LINHAS DE TRANSMISSÃO E OBRIGOU ITAIPU A ABRIR VERTEDOURO, MAS SITUAÇÃO JÁ ESTÁ NORMALIZADA

itaipuA tempestade que atingiu a região Oeste do Paraná no sábado (23) provocou o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts que conectam a hidrelétrica Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a usina, o desligamento das linhas acionou esquemas especiais de proteção no SIN, enviando para a Itaipu um sinal de desligamento temporário para cinco das dez unidades geradoras no setor de 60 hertz. Ainda de acordo com a administração da hidrelétrica, a situação foi normalizada no mesmo dia.

Em função da diminuição na geração de Itaipu, houve também redução da afluência e do nível do Rio Paraná a jusante da usina. “Como o Acordo Tripartite – do qual fazem parte o Brasil, Paraguai e Argentina – impõe limites de variação nos níveis do Rio Paraná, foi necessário abrir o vertedouro da usina às 14h30, para compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras”, detalhou a empresa, em comunicado divulgado no domingo (24).

Itaipu disse que o vertedouro permaneceu aberto pelo tempo e com valores de vazão estritamente necessários para compensar a redução parcial da geração. À medida que a usina foi sendo demandada para o restabelecimento da geração aos valores originais, a vazão vertida foi sendo diminuída até o completo fechamento do vertedouro, às 22h28min de sábado. “O temporal não trouxe qualquer impacto para as instalações da usina de Itaipu, que segue operando normalmente, com total disponibilidade de potência e energia”, concluiu o comunicado da usina.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of