TENARIS FORNECERÁ TUBOS PARA CONSTRUÇÃO DO GASODUTO ROTA 3

Renato Catalini TenarisEm contrato firmado com a Petrobrás, a Tenaris irá fornecer 373 quilômetros de tubos soldados para o gasoduto Rota 3, previsto para entrar em operação entre 2016 e 2017, para interligar as áreas de Franco (SP) e Maricá (RJ), assegurando o aumento da produção de petróleo na região do Pré-Sal e garantindo o escoamento de gás natural da região até o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O Plano de Negócios 2014-2018 da Petrobrás prevê a alocação de US$ 10 bilhões no setor de óleo e gás em projetos que passam pelos gasodutos de escoamento de gás do Pré-Sal.

Com investimento de US$ 180 milhões, o escopo do projeto prevê tubos de 22 polegadas no trecho terrestre entre Maricá e Itaboraí, tubos de 24 polegadas no trecho offshore raso e de 20 polegadas no trecho localizado em lâminas d’água de 1,5 mil a 2,3 mil metros. Com maiores espessuras e graus de aço, os tubos serão capazes de enfrentar as hostilidades dos ambientes de exploração em águas ultraprofundas, que incluem elevadas pressões e transporte de hidrocarbonetos em ambientes ácidos, com alto índice de corrosão. O gasoduto terá capacidade de transporte de 21 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini (foto), disse que o projeto Rota 3 representa um passo importante no desenvolvimento do setor de óleo e gás no Brasil, em especial nos desafios do Pré-Sal. Segundo ele, a Tenaris se preparou para fazer parte deste projeto investindo em inovação de processos e na diversificação de produtos. “Contamos ainda com um parceiro estratégico no Brasil, a Usiminas, que irá fornecer parte do aço X65 sour service, desenvolvido em conjunto com a Petrobrás, reforçando nosso compromisso com o conteúdo local e demonstrando a solidez e força da nossa cadeia industrial para a energia offshore do País”, destacou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of